Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Brasil apresenta atraso na adoção de tecnologias na construção civil, diz estudo

Por| 13 de Maio de 2020 às 14h05

Divulgação
Divulgação
Autodesk
Tudo sobre Autodesk
Continua após a publicidade

Um estudo global intitulado “Transformação Digital: O Futuro da Construção Conectada”, mostra que o Brasil é o país com menor nível de maturidade e o mais atrasado em relação às outras nações avaliadas, quando se trata da adoção de tecnologias como Big Data, Inteligência Artificial e modelagem 3D. A pesquisa foi divulgada pela Autodesk, empresa especializada em software 3D de projetos, engenharia e entretenimento e foi conduzida em parceria com a consultoria IDC. Ela ouviu 835 profissionais de grandes construtoras em 12 países da Europa, Américas e Ásia.

A pesquisa indica que o Japão lidera o ranking como o país onde o setor está mais digitalizado, seguido da Alemanha e dos Estados Unidos. Ainda assim, no quadro geral, a Europa e as Américas apresentaram melhor desempenho do que a região Ásia-Pacífico (APJ) no que diz respeito à inovação no mercado da construção civil.

Os principais desafios do Brasil no setor de construção segundo pesquisa da Autodesk / IDC
Os principais desafios do Brasil no setor de construção segundo pesquisa da Autodesk / IDC

No entanto, o documento mostra também que, apesar de o Brasil fazer menos uso das tecnologias mencionadas, há uma mudança em direção aos padrões internacionais de construção. Além disso, o país lidera quando o assunto é investimentos em softwares baseados em BIM (Building Information Modeling), ferramenta de gestão que reúne informações detalhadas de uma edificação, por meio de representação digital com desenhos em 3D.

O relatório aponta que adoção da tecnologia em questão no país é de 53%, o que pode ser explicado pelo aumento de parcerias público-privadas nos últimos anos e a pressão para que seu uso seja obrigatório até 2021. A adoção do BIM pelos outros países varia bastante, sendo a Coréia (48%), a Índia (47%) e a China (47%) as mais próximas do Brasil, no ranking, de acordo com o gráfico abaixo:

Brasil lidera entre países que mais adotam ferramentas de gestão no setor de construções
Brasil lidera entre países que mais adotam ferramentas de gestão no setor de construções

“Diante do atual cenário mundial, diferentes setores estão adotando processos digitais e se adaptando à essa transição imposta pelas condições do momento. Daqui para frente, teremos que ser mais rápidos nessa adoção, pois vivemos uma nova era que requer processos mais ágeis e assertivos" disse Pedro Soethe, gerente técnico da Autodesk Brasil. "Na construção civil não é diferente, seu uso se faz emergente para aprimorar análises de projetos, tomadas de decisão e o desempenho do segment como um todo ”.

"Bloqueios digitais"

Continua após a publicidade

O relatório, que tinha como objetivo avaliar a maturidade e os desafios da transformação digital do setor de construção, aponta que a maioria das empresas (58%) ainda está no estágio inicial de sua jornada para a inovação, enquanto 28% estariam no meio do processo de transformação. E apenas 13% podem ser consideradas maduras em relação à adoção de novas tecnologias.

O estudo identificou ainda cinco "bloqueios digitais" que empresas do setor, em todo o mundo, enfrentam em suas jornadas de inovação.

Para 46% das empresas que trabalham para levar a transformação digital adiante, o maior desafio é criar um plano único que seja estratégico para priorizar a implementação dos investimentos tecnológicos. Isso é seguido pela construção de uma arquitetura tecnológica que permita trabalhar com escala (42%); estabelecimento de KPIs e métricas para medir o sucesso digital (37%); exploração da expertise em tecnologia (36%) e incorporação de fluxos de trabalho digitais em toda a empresa (29%).

"Eliminar esses bloqueios pode ajudar as organizações a amadurecer e progredir ao longo de sua jornada de DX, passando pelos estágios iniciais e médios para as fases mais maduras, onde a digitalização é central na maneira como a empresa trabalha e oferece uma vantagem competitiva no mercado", reforça Soethe.

Continua após a publicidade

O que teremos no futuro? 

Daniel-Zoe Jimenez, AVP e Head Transformação Digital da IDC, declarou que, embora muitas organizações em todo o mundo já estejam adotando a construção digital e trazendo inovações para seus negócios, o setor ainda não incorporou totalmente os benefícios da digitalização devido aos desafios particulares que enfrenta em comparação com outras indústrias. "No entanto, a pesquisa sugere que as empresas de construção acreditam que as soluções de inovação como fluxos de trabalho BIM, gerenciamento de licitações, gerenciamento de projetos e insights podem ajudar a melhorar seus projetos de construção, e estão procurando novas tecnologias para acelerar sua transformação digital", afirmou.

Para Dustin DeVan, estrategista de construção e evangelista da Autodesk Construction Solutions, o setor de construção está enfrentando a realidade de ter que fazer mais com menos recursos. "Precisamos de mais infraestrutura, mas temos uma escassez de mão-de-obra e margens cada vez menores. Para aumentar a produtividade e conseguir vencer em meio a esse cenário, as empresas devem abraçar a digitalização e conectar suas equipes, fluxos de trabalho e dados".

A pesquisa completa pode ser acessada neste link.