Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Entenda o que é mAh, medida usada para indicar a capacidade das baterias

Por| 28 de Julho de 2014 às 10h50

Divulgação
Divulgação
Continua após a publicidade

Ao escolher um smartphone ou tablet, nos deparamos frequentemente com os recursos de hardware, entre eles processador, memória ou tamanho da tela. Uma informação que sempre está entre as especificações é sobre a bateria, normalmente representada por valores em “mAh”. Se você não entende o que significa esse valor, nós explicamos para você.

O mAh se refere a “miliampére-hora”, uma unidade de medida da capacidade das baterias. Quanto maior o valor em mAh do gadget, maior será a carga da bateria.

Dessa forma, uma bateria com 3.300 mAh, como a do Motorola RAZR Maxx, por exemplo, tenderia a ter uma duração maior da carga que a do Samsung Galaxy S4, que possui uma capacidade de 2.600 mAh. No entanto, é importante lembrar que a duração da carga da bateria está diretamente relacionada com o uso que é feito do aparelho, por exemplo, os aplicativos que estão sendo usados e a frequência.

Um exemplo para entender melhor a duração da bateria, calculando em miliampére, é o Motorola RAZR Maxx. As especificações do fabricante afirmam que o aparelho pode durar até 607 horas em stand-by, que significa que ele estará consumindo a quantidade mínima de energia. Para saber o consumo basta dividir o valor de mAh (3.300) pelas horas de duração (607 h), o resultado será que o smartphone consome 5,43 mA.

Smartphones com características semelhantes, mas baterias com capacidades diferentes tendem a ter uma duração diferente da carga. Assim como um aparelho com uma mesma capacidade de bateria, mas com tela, processador e outras especificações diferentes, também terão uma variação na capacidade de carga.

Uma comparação é o iPhone 5s, com bateria de 1.560 mAh e o Galaxy S4, com 2.600. Teoricamente o aparelho da Samsung teria uma duração da bateria muito maior, mas o desempenho de ambos os gadgets com uma carga é muito semelhante, pois o consumo de energia deles é bastante diferente. O Galaxy consome muito mais energia, pois possui uma tela com resolução maior e o sistema Android consome mais também, fazendo essa diferença.

Neste caso, avaliar o valor mAh divulgado pelo fabricante é fundamental, mas conhecer a experiência real também conta na decisão. Tenha em consideração diferentes especificações do aparelho, para saber quantas horas o gadget realmente irá levar para consumir a energia da bateria.