Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Criador de God of War, David Jaffe não sabe se voltará a desenvolver jogos

Por| 22 de Novembro de 2018 às 07h43

Criador de God of War, David Jaffe não sabe se voltará a desenvolver jogos
Criador de God of War, David Jaffe não sabe se voltará a desenvolver jogos
Continua após a publicidade

No ano de 2005, quando David Jaffe criou a franquia God of War, o designer de jogos foi alçado a um estrelato inédito em sua carreira e jamais pensaria que, 13 anos depois, estaria em período sabático e sem desejo de criar novos jogos. Mas já estamos no fim de 2018 e é exatamente nesta posição que Jaffe se encontra, segundo entrevista concedida por ele ao podcast Colin's Last Stand Fireside Chats, de Colin Moriarty, jornalista e ex-produtor do site IGN.

"Se eu vou fazer outro jogo ou não, eu não sei. Não tenho plano algum neste momento e também não tenho nenhuma ambição nisso, na real. Eu acho que, se eu fosse fazer outro jogo, é difícil de me imaginar fazendo as coisas que já fiz no passado. Se você ver o que a Sony vem fazendo agora, é sensacional. Eu estou obcecado pelo Homem-Aranha… Mas o que eles fazem hoje em dia é bem diferente do tipo de coisa que anda reverberando comigo agora”.
David Jaffe tornou-se famoso na indústria dos jogos eletrônicos após criar e dirigir o primeiro jogo da franquia God of War, da Sony: o designer está em período sabático e não sabe se quer voltar a desenvolver jogos (Imagem: Reprodução/Kotaku)
David Jaffe tornou-se famoso na indústria dos jogos eletrônicos após criar e dirigir o primeiro jogo da franquia God of War, da Sony: o designer está em período sabático e não sabe se quer voltar a desenvolver jogos (Imagem: Reprodução/Kotaku)

Jaffe ainda continuou, dizendo que estaria mais interessado em desenvolver algo voltado ao conteúdo gamer que ele vem consumindo agora — jogos com estética retrô — do que se envolver com projetos “AAA”: “Eu meio que tô cansado disso”, disse, recontando que, na época em que trabalhou na franquia Twisted Metal e até após a criação de God of War, a experiência era comparável a subir uma enorme montanha. Voltar para o ritmo frenético dos blockbusters da indústria de jogos seria como fazer a escalada mais uma vez.

David Jaffe atua — ou atuava — na indústria de jogos desde 1993, quando começou como um beta tester do jogo Skyblazer. Em 1995 ele foi contratado como designer visual de Twisted Metal, permanecendo na franquia até o início dos anos 2000. Foi em 2005, porém, com o lançamento do primeiro jogo da série God of War, que Jaffe conheceu o estrelato da indústria.

O primeiro God of War, lançado em 2005, foi criado e dirigido por David Jaffe (Imagem: Divulgação/Sony)
O primeiro God of War, lançado em 2005, foi criado e dirigido por David Jaffe (Imagem: Divulgação/Sony)

Sua última entrada no universo gamer — o shooter de arena multiplayer Drawn To Death — foi lançado em 2014 no PlayStation 4 sob o selo da The Bartlet Jones Supernatural Detective Agency, o estúdio que Jaffe fundou, mas que fechou as portas em fevereiro deste ano.

Se Jaffe soa desencantado com a indústria, é porque ele realmente o está: na ocasião do lançamento de God of War, em abril de 2018, Jaffe disse que não jogou o título da Sony “não porque eu ache que não vá gostar dele, mas a sensação que tenho é a de que eu estaria saindo para jantar com uma garota pela qual eu fosse louco há anos (mas já a superei) e o seu novo namorado, mais bonito, mais legal e mais rico”.

Continua após a publicidade

Recentemente, outro designer muito conhecido da indústria também mostrou sua insatisfação com ela: Cliff "Dude Huge" Bleszinski, uma das mentes por trás da série Gears of War, do Xbox, disse enfaticamente que não voltará a criar jogos.

Fonte: Comic Book