Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Designer de Gears of War, Cliff Bleszinski diz que não quer mais fazer jogos

Por| 19 de Novembro de 2018 às 10h43

Link copiado!

(Imagem: Divulgação/Epic Games)
(Imagem: Divulgação/Epic Games)

Cliff Bleszinski quer se aposentar. De novo. Uma das mentes responsáveis pela franquia exclusiva do Xbox, Gears of War, ele disse estar “cansado” de fazer jogos após ser questionado sobre o progresso dos ressarcimentos dos jogadores que investiram dinheiro real em seu jogo online Lawbreakers. O título foi descontinuado em maio deste ano, junto com o estúdio que o designer fundou, o Boss Key Productions.

“CliffyB”, como é conhecido na indústria, não gostou muito da pergunta direcionada a ele via Twitter e respondeu:

"Eu paguei meus funcionários, seus planos de aposentadoria e seus planos de saúde — mesmo depois de meses após o estúdio fechar. Para que eles pudessem cuidar de suas famílias. Eu mesmo fiquei sem receber qualquer salário por dois anos. Eu entendo que você esteja triste, mas meu Deus, é por causa de m… assim que eu NUNCA MAIS vou fazer outro jogo”.

Pensando tratar-se de algo dito no calor do momento, em um surto de nervosismo, o site GamesIndustry.biz procurou o designer em busca de um comentário sobre a afirmação: “Pra mim, chega” foi a resposta que Bleszinski deu ao canal.

Continua após a publicidade

Na ocasião do fechamento do Boss Key, em maio, Bleszinski tuitou que tomaria um tempo para si e sua família, mas que os videogames eram parte integral de sua vida e que ele esperava voltar com algo novo ainda este ano. Este tuíte, porém, foi apagado, adicionando mais veracidade ao “nunca mais” mencionado acima.

Esta é a segunda vez que Bleszinski “se aposenta” da indústria de jogos: em 2012, quando deixou a Epic Games após mais de 20 anos na empresa, o designer manteve-se longe do mercado por três anos, quando, em 2015, retornou para fundar o Boss Key Productions e lançar Lawbreakers, um jogo de tiro online em formato de arena (similar aos MOBAs) — o único projeto lançado pelo estúdio até hoje.

O jogo continuou em funcionamento até o segundo semestre de 2018, já que descontinuar uma produção online envolve desligar os seus servidores e ressarcir jogadores que investiram dinheiro real na produção. Já o estúdio em si fechou em maio, sob justificativa de vendas muito aquém do esperado. Válido citar que, embora Bleszinski fale em pagamentos feitos a funcionários “após meses” do fechamento do estúdio, um ex-empregado disse via Twitter que seu pacote de demissão remetia a apenas três semanas de trabalho. Bleszinski não comentou essa declaração.

Continua após a publicidade

Fonte: GamesIndustry.biz