Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

SpaceX | Foguete Falcon Heavy voa pela 5ª vez com a missão militar USSF-67

Por| Editado por Patricia Gnipper | 16 de Janeiro de 2023 às 10h47

SpaceX via Twitter
SpaceX via Twitter
Continua após a publicidade

Neste domingo (15), a SpaceX lançou a missão USSF-67, da Força Espacial dos Estados Unidos, com um foguete Falcon Heavy. O veículo deixou a plataforma 39A, do Centro Espacial Kennedy, às 19h56 no horário de Brasília, levando diferentes cargas úteis à órbita geoestacionária da Terra.

Os propulsores laterais do foguete se separaram cerca de dois minutos e meio depois do lançamento; após quatro minutos na missão, o segundo estágio do Falcon Heavy se separou do central. Passados aproximadamente oito minutos e meio desde o momento em que o foguete deixou a plataforma, os propulsores laterais retornaram para pousar.

Já o estágio central do foguete foi descartado em direção ao oceano Atlântico e não foi recuperado, porque os requisitos de performance da missão não incluíram combustível suficiente para o retorno do componente à Terra. A SpaceX encerrou a transmissão após o pouso dos propulsores e, a pedido do governo norte-americano, não exibiu imagens da carga útil e do segundo estágio.

Cerca de seis horas após o lançamento, o Comando de Sistemas Espaciais confirmou o sucesso da missão. “Tivemos outro lançamento fantástico hoje em um Falcon Heavy”, comemorou o major general Stephen Purdy. O pouso dos propulsores representou a 163º e 164º recuperação de sucesso da SpaceX, que irá prepará-los para missões futuras.

Nesta missão, a carga útil primária era o satélite de comunicação Continuous Broadcast Augmenting SATCOM (CBAS)-2, usado pela Força Espacial para a retransmissão de daods de outros satélites. Outra “passageira” a bordo era a Long Duration Propulsive ESPA, um adaptador de cargas úteis que carregava cinco cargas militares; duas eram pequenos satélites do Comando de Sistemas Espaciais, e as demais foram desenvolvidas pelo Escritório de Capacidades Rápidas Espaciais.

Continua após a publicidade

A USSF-67 é a primeira missão de segurança nacional lançada neste ano pela Força Espacial estadunidense, sendo também o quinto voo do veículo. Considerado um dos foguetes mais poderosos do mundo em operação, o Falcon Heavy é usado principalmente em lançamentos de missões governamentais, enquanto grande parte das operadoras de satélites adotam opções mais econômicas para seus lançamentos.

Abaixo, você confere a transmissão completa do lançamento:

Fonte: Via: SpaceNews