Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Estados Unidos podem não ter nenhum astronauta no espaço em 2019

Por| 12 de Julho de 2018 às 20h50

Estados Unidos podem não ter nenhum astronauta no espaço em 2019
Estados Unidos podem não ter nenhum astronauta no espaço em 2019
NASA
Tudo sobre NASA
Continua após a publicidade

A partir de novembro de 2019, pode ser que a NASA não consiga enviar astronautas norte-americanos ao espaço, de acordo com um relatório do governo dos EUA. O motivo seria o cronograma das empresas responsáveis por levar os astronautas à Estação Espacial Internacional (ISS), a Boeing e SpaceX.

Atualmente, a agência espacial dos EUA depende da Rússia para enviar astronautas à ISS, mas há anos a ideia é deixar essa dependência internacional de lado, contando com as empresas privadas para tal.

O período coincide com o retorno dos últimos astronautas à Terra na nave espacial russa Soyuz. Atualmente, existem três americanos, um alemão e dois russos na ISS, cuja estadia dura em média cinco ou seis meses.

A Boeing e a SpaceX estão encarregadas de desenvolver novos sistemas de lançamento desde 2014, porém, o Gabinete de Controladoria do Governo afirmou que ambas as companhas estão atrasadas em seus programas. Isso significa que a certificação das duas empresas privadas demorará algum tempo para sair, com previsão de acontecerem em dezembro de 2019 para a Boeing, e janeiro de 2020 para a SpaceX.

Enquanto isso, a NASA permanece procurando alternativas viáveis e seguras para evitar a interrupção de suas explorações espaciais, correndo o risco de passar até nove meses sem um norte-americano no espaço.

Fonte: Exame