Siga o @canaltech no instagram

NASA crê que Boeing pode levar astronautas à ISS antes da SpaceX

Por Patrícia Gnipper | 12 de Julho de 2018 às 08h11
Tudo sobre

NASA

Saiba tudo sobre NASA

Ver mais

Muito tem se falado sobre as investidas de companhias privadas no que diz respeito às atividades espaciais. Boeing e SpaceX são as que vêm rivalizando mais intensamente umas com as outras nesse mercado e, agora, a NASA acredita que a Boeing esteja à frente da empresa de Elon Musk — ao menos quanto ao envio de astronautas à Estação Espacial Internacional (ISS).

Explicando: em 2014, as duas empresas receberam financiamentos para desenvolver espaçonaves que levariam astronautas à ISS. Desde então, ambas as companhias vêm lutando para se destacar, ajudando, ainda, a NASA a se libertar da dependência da Rússia para fazer lançamentos tripulados à ISS. Boeing e SpaceX estão correndo contra o tempo para ver quem será a primeira empresa privada a levar humanos à órbita da Terra.

Claro, a agência espacial norte-americana não declarou publicamente essa aparente preferência pela Boeing, mas um recente relatório do Governo dos EUA mostrou que ela, internamente, estima que a empresa completará um voo tripulado de testes, conseguindo a certificação para operar voos de verdade, entre maio de 2019 e agosto de 2020. Já a SpaceX, segundo tal documento, chegaria a este nível somente entre agosto de 2019 e novembro de 2020. Dessa maneira, a data média para a certificação da Boeing ficou para dezembro de 2019, enquanto a data média para a empresa espacial de Musk seria de janeiro de 2020.

Participe do nosso Grupo de Cupons e Descontos no Whatsapp e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Sim, é possível que a SpaceX dê aquela acelerada em suas operações para passar na frente da rival, mas o relatório também indica que a Boeing já está à frente no processo de apresentação de documentos necessários para tal aprovação.

Fonte: ARSTechnica

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.