Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Cinzas de ator de Star Trek audaciosamente foram enviadas à ISS há 12 anos

Por| 28 de Dezembro de 2020 às 18h00

NBC
NBC
Continua após a publicidade

Ninguém sabia até então, mas as cinzas de James Doohan, que interpretou o engenheiro-chefe Montgomery Scott na série original de Star Trek, foram enviadas à Estação Espacial Internacional (ISS) em 2008. O ator faleceu em 2005 aos 85 anos de idade, e sua família fez questão de realizar o sonho de Doohan, que era justamente ir à estação orbital.

James Doohan foi eternizado na Calçada da Fama de Hollywood em 2004 (Imagem: Reprodução/Flickr/Neil Willsey)
James Doohan foi eternizado na Calçada da Fama de Hollywood em 2004 (Imagem: Reprodução/Flickr/Neil Willsey)

A história curiosa por trás disso está no fato de que, mesmo com os pedidos oficiais de enviar as cinzas de Doohan sendo negados, sua família obteve sucesso de qualquer forma. Quando Richard Garriott foi aprovado para se tornar um dos primeiros cidadãos comuns a viajarem à ISS, ele conseguiu levar escondido algumas das cinzas do ator, que foram parar no módulo Columbus da ISS. Junto às cinzas, estava também uma foto do ator.

Garriott guardou o segredo por todo esse tempo — apenas a família de Doohan sabia do feito audacioso. Ao The Times, ele revelou que foi algo "completamente clandestino" e que a família do ator "ficou muito satisfeita", apesar de terem ficado "desapontados por não termos falado sobre isso publicamente por tanto tempo". Mas, agora, eles julgaram que já era uma história distante o suficiente para ser trazida ao público, enfim.

Fonte: The Times