Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Astronautas chineses fazem segunda caminhada espacial na estação Tiangong-3

Por| Editado por Patricia Gnipper | 27 de Dezembro de 2021 às 11h50

Reprodução/Xinhua
Reprodução/Xinhua
Continua após a publicidade

O quarto spacewalk na estação espacial chinesa, a Tiangong-3, foi realizado neste domingo (27). A atividade extra-veicular (EVA, na sigla em inglês), executada pelos taikonatuas da missão Shenzhou-13, durou aproximadamente seis horas, finalizada por volta das 13h55 (horário de Brasília).

Os taikonatas Ye Guangfu e Zhai Zhigang abriram a escotilha do módulo Tianhe por volta das 7h44 (horário de Brasília) de ontem. Guangfu aparece nas imagens com seu traje espacial com marcações amarelas, enquanto Zhigang aparece com marcas vermelhas.

O terceiro membro da Shenzhou-13, Wang Yaping, auxiliou a atividade externa do lado de dentro da estação, controlando o braço robótico do módulo. Lá fora, a dupla ajeitou a câmera panorâmica da unidade, realizou testes em equipamentos, bem como preparativos para as futuras missões.

Este foi o primeiro spacewalk de Guangfu, que auxiliou Zhigang e Yaping durante a primeira missão EVA realizada no começo de novembro. Em 2008, Zhai Zhigang se tornou o primeiro chinês a realizar uma caminhada espacial como parte da missão Shenzhou-7.

Atividades na estação chinesa

Os três membros da Shenzhou-13, lançada em 15 de outubro deste ano, permanecerão a bordo da estação até março de 2022, marcando o fim da segunda missão chinesa realizada no módulo Tianhe. A primeira missão foi conduzida entre junho e setembro.

Continua após a publicidade
Os tripulantes da missão Sehnzhou-13 durante a primeira aula transmitida a borda da estação chinesa em 9 de dezembro (Imagem: Captura de Tela/CCTV)
Os tripulantes da missão Sehnzhou-13 durante a primeira aula transmitida a borda da estação chinesa em 9 de dezembro (Imagem: Captura de Tela/CCTV)

A agência espacial chinesa e a imprensa do país têm compartilhado informações com maior frequência sobre a Shenzhou-13, revelando uma maior confiança no trabalho realizado. As autoridades da China haviam limitado imagens da missão anterior e as duas primeiras semanas da atual.

No começo deste mês, a tripulação Shenzhou-13 realizou a primeira aula científica transmitida ao vivo diretamente da estação espacial, onde realizou uma série de experiências para demonstrar os efeitos da microgravidade. A China realizará mais eventos deste tipo como parte de seu projeto Classe Tiangong.

Abaixo, você confere o vídeo da transmissão da caminhada espacial:

Continua após a publicidade

Fonte: Via SpaceNews