Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Paleontólogos encontram fêmur gigante de dinossauro no Maranhão

Por| Editado por Luciana Zaramela | 11 de Novembro de 2021 às 18h05

Domínio público
Domínio público
Continua após a publicidade

Foi encontrado na cidade de Davinópolis, interior do Maranhão, um osso de dinossauro que mede nada menos do que 1,5 metro de comprimento. A descoberta foi feita durante escavações de uma obra, em abril deste ano, e o osso gigante era um fêmur.

Leonardo Keber, um dos paleontólogos envolvidos no trabalho, conta que os pesquisadores acreditavam se tratar de um osso de preguiça-gigante, animal extinto que era bastante comum no Brasil. "Não dava para ver bem. As vértebras estavam em um sedimento. Uma partezinha dele estava aparecendo, a gente foi deixando por último. Para a nossa surpresa, era um osso bem grandão", disse o pesquisador em entrevista ao g1.

O paleontólogo diz ainda que mais estudos serão feitos no material, que conta com cerca de 35 elementos, para detalhar a identificação dos ossos. Ao todo, eles encontraram ossos longos, vértebras, costelas e variados pequenos fragmentos. A próxima etapa vai incluir a retirada do sedimento para, então, comparar com outras espécies já conhecidas e descobrir de qual animal seria o osso gigante.

Ainda é cedo para afirmar se a criatura foi o maior dinossauro que já pisou no Brasil. Depois de identificar a espécie, será preciso investigar outros detalhes, como há quanto tempo ele viveu, quanto pesava, como andava, entre outros pontos importantes para a identificação.

Fonte: g1