Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Administrador associado da NASA se aposenta; sucessor já foi escolhido

Por| Editado por Claudio Yuge | 10 de Maio de 2021 às 23h00

NASA
NASA
NASA
Tudo sobre NASA
Continua após a publicidade

Em comunicado divulgado nesta segunda-feira (10), Steve Jurczyk, que atuou como administrador interino da NASA entre 20 de janeiro a 3 de maio, e também administrador associado desde 2018, anunciou sua aposentadoria a partir da próxima sexta-feira (14). Foram mais de três décadas de serviços prestados à agência espacial. O administrador da instituição, senador Bill Nelson, anunciou que Robert D. Cabana ocupará o cargo.

Entre as diversas atuações importantes de Jurczyk, recentemente ele supervisionou o sucesso da missão do rover Perseverance em Marte. O administrador da agência, o senador Bill Nelson, disse que Steve foi fundamental para a NASA ao longo dos últimos 32 anos, com destaque aos últimos três, como administrador associado. “A liderança inclusiva, colaborativa e criativa de Steve teve um impacto incrível nesta agência. O legado de Steve na NASA é de excelência e desejo-lhe felicidades em seus futuros empreendimentos”, acrescentou Nelson.

Em nota, Jurczyk diz que foi uma honra liderar a NASA e ver o incrível crescimento e transformação da agência ao longo de seu tempo na instituição. “A força de trabalho da NASA é o que torna esta agência tão especial, e sou extremamente grato por seu trabalho incrível, especialmente durante a pandemia do coronavírus. Na NASA, transformamos sonhos em realidade e tornamos possível o que parece impossível. Tenho a sorte de ter sido um membro da família NASA”, disse.

Steve Jurczyk (Imagem: Reprodução/NASA)
Steve Jurczyk (Imagem: Reprodução/NASA)

Jurczyk passou por diversos cargos antes de ser nomeado como administrador associado, como, por exemplo, administrador associado do Diretório de Missão de Tecnologia Espacial, além de diretor e vice-diretor do Langley Research Center. Além disso, Jurczyk recebeu a Medalha de Serviço Distinto, da NASA, e outras duas Medalhas de Liderança de Destaque, e também o Prêmio de Posição Presidencial para Executivo Meritório, em 2006 e 2016 — as maiores honrarias para lideranças do governo.

Neste ano, Jurczyk foi um dos nomes finalistas para a Medalha “Sammies” do Serviço à América, uma das maiores premiações para funcionários públicos federais, na categoria de excelência em gestão e liderança em resposta ao coronavírus.

Sucessor já foi escolhido

Continua após a publicidade

Agora quem assume o cargo de diretor associado é Robert D. Cabana, que trabalhou como diretor do Kennedy Space Center, da NASA, desde 2008. A partir da próxima segunda-feira (17), ele inicia suas atividades com a sua nova função na agência. Cabana diz que se sente honrado por ter sido escolhido pelo senador Nelson para servir através desta função. “Bill e eu compartilhamos uma paixão pelo programa espacial da América e estou ansioso para servir a NASA e nossa nação nesta nova função. Por mais que sinta saudades da incrível equipe do Kennedy, mal posso esperar para enfrentar este novo desafio”, ressaltou.

Robert D. Cabana (Imagem: Reprodução/NASA)
Robert D. Cabana (Imagem: Reprodução/NASA)

Formado em matemática pela Academia Naval dos Estados Unidos em 1971, Cabana foi comissionado no Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA e completou seu treinamento de Oficial de Voo Naval em 1972. Em 1976, foi designado como aviador natal e completou mais de 7 mil horas de voo em mais de 50 tipos diferentes de aeronaves.

Fonte: NASA