Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

CES 2020 | Dell anuncia novos XPS 13 com tela 16:10, e Latitude 9000 com 5G

Por| 02 de Janeiro de 2020 às 17h40

Valentina Palladino/Ars Technica
Valentina Palladino/Ars Technica
Continua após a publicidade

A CES 2020 ainda não começou, mas as empresas já estão adiantando os anúncios a serem feitos na feira. A Dell apresentou nesta quinta-feira, 2, alguns novos notebooks para o ano que acaba de começar, incluindo uma atualização do XPS 13, que vai um pouco além do hardware, e um novo Latitude com modem 5G.

Começando pelo Ultrabook que é considerado o melhor modelo da categoria por muitos especialistas, o XPS 13 9300 muda pouca coisa visualmente, mas traz algumas novas soluções que resolvem boa parte dos problemas do antecessor. A tela agora ocupa uma proporção maior do dispositivo, e tem um novo formato 16:10, além da resolução 4K.

Além de reduzir as bordas, a nova proporção do display também aumenta o espaço total para conteúdo, algo muito bem vindo para quem navega bastante na internet. O tamanho diagonal aumentou para 13,4 polegadas. Na borda superior, a Dell manteve uma webcam e adicionou uma segunda câmera infravermelha para o Windows Hello. O leitor de impressão digital no botão ligar não foi removido, dando ao usuário duas opções de desbloqueio no XPS 13.

Novo Dell XPS 13 tem tela 16:10 e mudanças no teclado (Foto: Valentina Palladino/Ars Technica)
Novo Dell XPS 13 tem tela 16:10 e mudanças no teclado (Foto: Valentina Palladino/Ars Technica)

O teclado também mudou, e deve gerar um pouco de polêmica. A Dell tentou colocar uma espécie de modelo intermediário entre os teclados convencionais e o design chamado MagLev, usado no modelo 2 em 1, que exige um pouco mais de esforço para registrar o toque, apesar da viagem de apenas 1 mm. As borrachas, entretanto, são mais finas e têm formato diferente do MagLev, então a digitação exige um pouco mais do usuário, ao mesmo tempo que oferece maior proteção contra toques acidentais.

Outra mudança é que agora as teclas ocupam toda a área do dispositivo, da borda direita até a esquerda, sendo um pouco maiores e mais espaçadas. A experiência geral na digitação deve ser mais confortável que a do modelo do ano passado.

A parte interna também foi repensada para oferecer mais estabilidade ao segurar o notebook. Além disso, molduras de alumínio um pouco mais grosso devem oferecer maior durabilidade. A bateria pode durar até 19 horas para quem usar a resolução Full HD+, e o dispositivo oferece suporte ao Wi-Fi 6. Por fim, a Dell manteve as duas opções de cores clássicas da linha: grafite e branco.

O notebook chega às lojas gringas em 7 de janeiro, com opções que têm o Intel Core i3, i5 ou i7 de 10ª geração, 4 GB, 8 GB, 16 GB ou 32 GB de memória RAM e 256 GB de armazenamento SSD. Apenas o modelo mais avançado possui suporte à tela 4K. Todos podem vir com Windows 10 Home ou Pro ou Ubuntu 18.04 instalado (sem suporte ao leitor de impressão digital nesta última opção). O preço parte de US$ 999 na versão mais básica.

Continua após a publicidade

Novos Dell Latitude 9000

Novos Dell Latitude 9000, na versão básica e 2 em 1 (Foto: Valentina Palladino/Ars Technica)
Novos Dell Latitude 9000, na versão básica e 2 em 1 (Foto: Valentina Palladino/Ars Technica)

A empresa americana também apresentou dois novos modelos da família Latitude 9000, ambos com suporte à conexão 5G. Ambos são chamados Latitude 9510, e a diferença é que um dos modelos é 2 em 1. Tratam-se de modelos pensados na maior portabilidade, com modem Snapdragon X55 embarcado, para se conectar às redes móveis.

Os modelos possuem processador Intel de 10ª geração, tela Full HD de 15 polegadas InfinityEdge em um chassis de 14 polegadas, corpo leve de 1,5 kg na versão 2 em 1 — apenas 500 gramas mais pesada que o outro modelo. A bateria pode chegar a 30 horas de uso de acordo com estimativa da Dell.

Continua após a publicidade

Estes modelos ainda não têm preço definido, e a previsão de chegada ao mercado internacional é apenas no final de março, mais especificamente no dia 26.

A Dell não informou sobre o lançamento de nenhum dos três modelos no Brasil, mas podemos esperar que ao menos os Latitude sejam disponibilizados por aqui.

Fonte: Ars Technica, Notebookcheck