Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

5 motivos para NÃO comprar o novo Hyundai HB20 2023

Por| Editado por Jones Oliveira | 02 de Outubro de 2022 às 09h30

Felipe Ribeiro/ Canaltech
Felipe Ribeiro/ Canaltech
Continua após a publicidade

O novo Hyundai HB20 2023 melhorou em praticamente tudo após sua reestilização, lançada no último mês de julho. Com a mudança visual e o incremento de novos equipamentos, o hatch deve melhorar ainda mais suas vendas.

Apesar de ser um projeto vencedor, o carro ainda tem algumas faltas que podem ser melhoradas no futuro, sobretudo se pensarmos que estamos falando de um modelo que custa mais de R$ 110 mil. Pensando nisso, o Canaltech listou 5 motivos que podem fazer você não comprar o novo Hyundai HB20 2023.

O novo Hyundai HB20 2023 durante evento de lançamento no campo de provas da Pirelli (Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech)
O novo Hyundai HB20 2023 durante evento de lançamento no campo de provas da Pirelli (Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech)

5. Espaço interno

O novo Hyundai HB20 2023 se posiciona como um hatch compacto e esse segmento não é necessariamente uma referência em espaço interno. Apesar da boa distância entre-eixos para um carro desse porte, com 2,53m, sentimos que pessoas com mais de 1,80m sofrem no habitáculo traseiro do veículo.

Por que o espaço interno é um motivo para não comprar o HB20 se ele é um carro compacto? Porque há modelos no mercado que podem te "empolgar" mais se o assunto for o conforto, como o Fiat Argo e até mesmo o Chevrolet Onix. Ele não é necessariamente ruim, como vocês podem ver na foto, mas tem melhores.

Não me sobrou muito espaço dentro do HB20, ajustando a posição de dirigir no limite do aceitável para uma pessoa da minha altura (1,85m) (Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech)
Não me sobrou muito espaço dentro do HB20, ajustando a posição de dirigir no limite do aceitável para uma pessoa da minha altura (1,85m) (Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech)
Continua após a publicidade

4. Isolamento acústico

Durante nossos testes com o novo Hyundai HB20 2023, sentimos que o isolamento acústico não recebeu uma melhora significativa como a montadora descreveu na apresentação do veículo. Em acelerações não muito fortes, o som do motor 1.0 TGDI já invadia com facilidade a cabine, além dos barulhos de rolagem exteriores.

Quem vai comprar um carro dessa categoria não vai se importar muito com isso, é verdade, mas pelo preço que estamos pagando em carros antes tidos como populares, o esmero em algumas situações pode ser cobrado. Aqui, vale o registro.

Cabine do novo HB20 tem bom acabamento, mas peca no isolamento acústico (Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech)
Cabine do novo HB20 tem bom acabamento, mas peca no isolamento acústico (Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech)
Continua após a publicidade

3. Suspensão

O novo Hyundai HB20 2023 é um carro bem gostoso de dirigir e isso é inegável, mas o acerto de suspensão escolhido para o modelo talvez não tenha sido o mais indicado pensando nas ruas do Brasil. Aqui, claro, é uma percepção da nossa reportagem e os números de vendas do HB20 mostram que isso não é um PROBLEMA.

Entretanto, levando em conta outros hatches desse segmento, o HB20 tem um comportamento mais "durinho", passando um pouco mais as imperfeições do solo para os passageiros. Por outro lado, ele faz curvas como poucos nesse segmento.

Suspensão traseira do HB20 ainda é de eixo de torção, normal para um carro desse segmento (Imagem: Felipe Ribeiro/Canaletch)
Suspensão traseira do HB20 ainda é de eixo de torção, normal para um carro desse segmento (Imagem: Felipe Ribeiro/Canaletch)
Continua após a publicidade

2. Preço

O novo Hyundai HB20 2023 está melhor do que antes e isso é inegável, mas o preço cobrado por ele pode fazer alguns clientes repensarem sua compra e partirem para modelos maiores e de outros segmentos, sobretudo se pensarmos no modelo topo de gama, o Platinum Plus, que custa R$ 115 mil.

Sim, os carros no Brasil estão caros e o horizonte não é dos melhores nesse aspecto, mas os concorrentes mais próximos, como o Chevrolet Onix, oferecem quase a mesma oferta de equipamentos e motorização e cobram preços menores. O novo VW Polo, por exemplo, é outro que promete se enfiar nessa briga.

Rivais custam menos do que o novo HB20, que é mais equipado, verdade, mas pode sentir isso nas vendas das versões mais caras (Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech)
Rivais custam menos do que o novo HB20, que é mais equipado, verdade, mas pode sentir isso nas vendas das versões mais caras (Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech)
Continua após a publicidade

1. Ausência de itens "obrigatórios"

Como citamos acima, o novo Hyundai HB20 Platinum Plus, modelo topo de gama do hatch, está muito bem equipado e melhorou com relação à versão anterior, mas o preço também subiu e isso traz algumas exigências quando pensamos em alguns detalhes no pacote de equipamentos.

Consideramos bola fora da Hyundai a ausência de um conjunto óptico 100% em LED, algo presente, por exemplo, no novo VW Polo. Além disso, não há, nem como opcional, o retrovisor interno eletrocrômico, que traz conforto e segurança para o motorista na condução noturna. Outro ponto que incomodou foi a pouca oferta de porta-objetos.

LED apenas na luz de condução diurna do HB20 2023 (Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech)
LED apenas na luz de condução diurna do HB20 2023 (Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech)