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5 motivos para NÃO comprar o Volkswagen Nivus

Por| Editado por Jones Oliveira | 17 de Julho de 2022 às 09h30

Felipe Ribeiro/ Canaltech
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Sucesso absoluto no Brasil, o Volkswagen Nivus é um dos projetos mais acertados quando pensamos nos SUVs compactos e subcompactos no país. Bonito, ágil e bem equipado, ele tem bons números de vendas e só não é mais emplacado pela falta de versões com preço mais competitivo.

Por essa e outras razões não podemos, claro, considerar o VW Nivus um bólido perfeito, Há, sim, alguns detalhes que podem fazer com que você repense sua compra, sobretudo analisando concorrentes que possuem lista de equipamentos parecida e que custam menos.

Tendo como base a versão topo de gama do SUV, a Highline, preparamos uma lista com os cinco motivos para NÃO comprar o Volkswagen Nivus.

5. Espaço interno

O VW Nivus é considerado um SUV compacto, mas suas medidas são de um veículo até menor, algo que acabou criando um segmento novo na indústria, o de SUVs subcompactos, casos de Fiat Pulse e Caoa Chery Tiggo 3X Pro, por exemplo. E, como era de se esperar, o espaço interno não poderia ser uma referência.

Mesmo com bons 2,56m de distância entre-eixos, a vida na fileira traseira de bancos do Nivus é bem apertada, sobretudo para quem tem altura acima dos 1,80m. Além disso, o espaço fica ainda mais prejudicado por conta do caimento coupé, que se dá mais beleza ao carro, lhe tira aproveitamento da cabine.

Espaço no interior do Nivus é bem pequeno (Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech)
Espaço no interior do Nivus é bem pequeno (Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech)
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4. Mix limitado de versões

Em seu lançamento, em 2020, o VW Nivus fora apresentado com apenas duas versões, as mesmas vendidas hoje: Comfortline e Highline. Na época a estratégia parecia acertada, já que a faixa de preço do SUV era inferior a do irmão T-Cross e bem superior a do hatch Polo. Hoje, isso não faz mais sentido e o mercado já pede por variantes mais em conta.

Com a Comfortline custando na faixa dos R$ 120 mil e a Highline quase R$ 140 mil, seria de bom tom para a Volkswagen lançar versões abaixo da atual de entrada, na faixa dos R$ 100 mil. Isso deve ocorrer em breve, inclusive com flagras revelando que essa variante, equipada com um motor 1.0 TSI menos potente, está em testes.

Se você quiser ter um Volkswagen Nivus, está restrito à duas versões (Imagem: Felipe Ribeiro/ Canaltech)
Se você quiser ter um Volkswagen Nivus, está restrito à duas versões (Imagem: Felipe Ribeiro/ Canaltech)
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3. Acabamento

Ponto crítico na maioria dos Volkswagen nacionais, o acabamento do VW Nivus está na média dos modelos vendidos aqui, ou seja, deixa a desejar. Mesmo custando bem acima dos R$ 100 mil, a cabine é lotada de plástico duro, algo que, além de tirar o requinte do carro, pode trazer problemas no futuro, como ruídos indesejáveis.

O plástico duro domina a cabine do Nivus, que merecia algo melhor (Imagem: Felipe Ribeiro/ Canaltech)
O plástico duro domina a cabine do Nivus, que merecia algo melhor (Imagem: Felipe Ribeiro/ Canaltech)

2. Não está conectado

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Embora a central multimídia VW Play seja uma das melhores do mercado, lhe faltam algumas coisas. Um dos itens que poderiam estar presentes seria o GPS nativo, que daria aos usuários uma opção a mais para se localizar, sobretudo na ausência de uma conexão de qualidade.

Embora muito competente, a VW Play não tem 4G nativo (Imagem: Felipe Ribeiro/ Canaltech)
Embora muito competente, a VW Play não tem 4G nativo (Imagem: Felipe Ribeiro/ Canaltech)

O outro item que falta é a conectividade 4G nativa, já presente em concorrentes como o Fiat Pulse e o Chevrolet Tracker. A proposta da Volks nesse caso é de eliminar os custos para o cliente e faz sentido, mas os planos desses serviços oferecidos pelas montadoras é baixo e traz boa oferta de banda.

Poderia ser, ao menos opcional.

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1. Preços

Pensado para ser posicionado abaixo do Volkswagen T-Cross, o Nivus custa mais do que algumas versões do irmão maior, tornando o canibalismo mercadológico evidente dentro da empresa. Com preços partindo de R$ 120 mil na versão Comfortline e R$ 140 mil na Highline, uma redução seria bem-vinda, além do lançamento de variantes mais em conta e com perfil de entrada.

Os preços do Nivus já esbarram em modelos maiores e tão equipados quanto (Imagem: Felipe Ribeiro/ Canaltech)
Os preços do Nivus já esbarram em modelos maiores e tão equipados quanto (Imagem: Felipe Ribeiro/ Canaltech)