Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Câmara aprova teor de 35% de etanol na gasolina

Por| Editado por Jones Oliveira | 15 de Março de 2024 às 07h40

Tham KC/Envato/CC
Tham KC/Envato/CC
Continua após a publicidade

O plano do governo de aumentar a porcentagem de etanol na gasolina dos atuais 27,5% (margem máxima) para 30%, mudou. Agora, a intenção do Projeto de Lei do deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP) é que a mistura tenha um teor de etanol de até 35%.

O texto do Projeto de Lei é um substitutivo para o PL 528/20, do ex-deputado Jerônimo Goergen. Batizado de “Combustíveis do Futuro”, ele também trata da criação de programas nacionais de diesel verde, de combustível sustentável para aviação e de biometano.

O assunto não era debatido pelo CNPE desde 2015, ocasião na qual o percentual de etanol na gasolina subiu para 27,5%. O texto mexe também no teor do biodiesel misturado ao diesel, que atualmente é de 14%. De acordo com o PL, haverá o acréscimo de 1% à mistura anualmente entre 2025 e 2030, com o objetivo de alcançar 20%.

Aumento do percentual de etanol na gasolina já foi aprovado na Câmara (Imagem: Tham KC/Envato/CC)
Aumento do percentual de etanol na gasolina já foi aprovado na Câmara (Imagem: Tham KC/Envato/CC)

Senado vai definir mudança

Os defensores do aumento da porcentagem do etanol para 35% por litro de gasolina consideram a aprovação do texto "estratégica" para que o país tenha uma matriz energética cada vez mais limpa e responsável.

“É um projeto estratégico para que o Brasil consolide sua vocação agro, para que aprofunde a conquista da matriz energética limpa, renovável e sem paralelos no mundo e para termos uma matriz de biocombustíveis sem paralelos também”, ponderou o relator à Agência Câmara.
Continua após a publicidade

O Projeto de Lei que aumenta o teor do etanol na gasolina para 35%, entre outros pontos relacionados aos combustíveis, já foi aprovado pela Câmara dos Deputados Agora, para entrar efetivamente em vigor, precisará passar pelo crivo do Senado Federal.

Mesmo com mais etanol, litro da gasolina continuará custando alto (Imagem: Vincent Guzmán/Unsplash/CC)
Mesmo com mais etanol, litro da gasolina continuará custando alto (Imagem: Vincent Guzmán/Unsplash/CC)

O que muda para o consumidor?

E para você que está lendo este conteúdo, o que muda na prática a possível elevação do teor de etanol na gasolina que vai no tanque do seu carro? Em resumo, a alteração poderá fazer com que o consumidor comum pague ainda mais caro pelo litro da gasolina, mesmo com ele contendo cada vez mais etanol em sua mistura.

Continua após a publicidade

Isso acontecerá caso a produção do biocombustível passe por períodos de baixa, a chamada entressafra. Nesses momentos, os produtores focam os esforços para o açúcar, o que acaba gerando a elevação do preço do etanol.