Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Rússia utiliza cenas de jogo em TV estatal para retratar guerra na Síria

Por| 27 de Fevereiro de 2018 às 17h50

Rússia utiliza cenas de jogo em TV estatal para retratar guerra na Síria
Rússia utiliza cenas de jogo em TV estatal para retratar guerra na Síria
Continua após a publicidade

A Rússia tem se mostrado um aglomerado de notícias falsas em formato de nação nos últimos anos. O governo de Putin já nem faz mais questão de tentar negar que a veracidade não é um dos valores que guiam o jornalismo do país, que não poupa golpes-baixos para conseguir influenciar internautas a fazerem ou pensarem aquilo que interessa ao Kremlin.

Associada às fake news que espalharam desinformação e tentaram influenciar no resultado das eleições estadunidenses de 2016 e no referendo que consultou a população britânica sobre o Brexit, a Internet Research Agency caiu na boca do povo, deixando claro que a Rússia não tem limites quando o assunto é influenciar e manipular.

Entretanto, os internautas estão de olho e não são bobos. Ontem (26) à noite, o canal estatal One TV, controlado pelo Kremlin, não perdeu a oportunidade de passar vergonha: ao retratar a guerra na Síria, utilizou imagens do jogo Arma 3, lançado em 2013. Internautas logo alertaram para o erro, utilizando o Pikabu, uma espécie de Reddit em versão russa. Veja, abaixo, a cena do jogo ir ao ar durante o noticiário:

Não é a primeira vez que os jornalistas russos cometem essa galhofa: em maio de 2016, a embaixada da Rússia no Reino Unido twittou uma imagem do jogo Command & Conquer, alegando se tratar de caminhões carregados com armas químicas em Aleppo. As imagens sequer são realistas, como você pode ver na reprodução abaixo:

Também não é a segunda vez, já que noticiamos, em novembro do ano passado, que imagens do jogo AC-130 Gunship Simulator foram usadas por agências russas no Twitter como "prova" de que os EUA estariam associados com o ISIS. Vai que cola, né?

Continua após a publicidade

    

Fonte: Gizmodo