Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

BGS 2018 | Toda a magia de Kingdom Hearts 3 em duas demos fantásticas

Por| 16 de Outubro de 2018 às 10h48

Square Enix
Square Enix
Square Enix
Tudo sobre Square Enix
Continua após a publicidade

Um dos jogos mais procurados da Brasil Game Show 2018 foi, sem dúvidas, Kingdom Hearts 3. Nas filas quilométricas que se formavam nos estandes da Sony e da Microsoft, com pessoas de todas as idades e de todos gêneros, o que mais se ouvia e se via era a animação e a ansiedade dos visitantes, que ficavam cada vez mais felizes à medida que se aproximavam das estações do jogo para finalmente testá-lo.

A reação não poderia ser outra, afinal são dez anos de espera por este jogo, e ele estava presente na BGS com duas demonstrações: uma voltada ao Olympus Coliseum, de Hércules; e outra com o cenário de Toy Story. Os visitantes, porém, só podiam testar um por vez, sendo necessário encarar outra fila gigante para colocar as mãos no game.

Felizmente, o Canaltech conseguiu testar ambas as demonstrações que estavam presentes, começando primeiramente com a demonstração de Toy Story, no cenário intitulado Toy Box (que pode mudar até o lançamento do jogo). Neste teste, fomos apresentados ao quarto de Andy, onde Woody, Buzz Lightyear, Rex e Porquinho observam escondidos a invasão de Heartless no recinto.

BGS 2018 | Toda a magia de Kingdom Hearts 3 em duas demos fantásticas
(Imagem: Derek Keller/Canaltech)

Quando eles decidem que é hora de atacar, Sora, Donald e Pateta aparecem no quarto de Andy e, após se verem transformados em bonecos (literalmente), eles também presenciam a invasão dos Heartless, mas decidem lutar contra os ditos cujos. É aqui que assumimos o trio principal. Vale lembrar que a jogabilidade é a mesma de sempre, com pouquíssimas diferenças.

Por sinal, um dos pontos altos da jogatina foi perceber o que foi agregado e o que foi adicionado à fórmula. Como fã de longa data da série, foi gratificante perceber que a Square Enix manteve o nível de precisão de comandos e movimentação fluída dos jogos mais recentes da franquia (talvez até melhor nesse quesito), além de trazer uma versão moderna do menu de habilidade e de magias e os Command Decks de Birth By Sleep, além das transformações da keyblade. É quase como um colírio para os olhos e uma massinha de modelar para os dedos — sejam estes calejados de tanto jogar outros Kingdom Hearts ou de novatos na série.

Enquanto controlamos Sora e sua keyblade com uma variedade de golpes terrestres e aéreos que atacam em todas as direções possíveis, Donald dá suporte com magias elementais ou de cura e Pateta ataca ou defende com o escudo. Ainda é possível fazer ataques conjuntos, realizando um combo logo após os aliados terem feito algo, ou ao se aproximar deles e apertar o botão que aparecer na tela. As habilidades especiais também estão presentes, bem como a invocação de uma espécie de varinha mágica que joga raios de luz nos inimigos, por exemplo.

BGS 2018 | Toda a magia de Kingdom Hearts 3 em duas demos fantásticas
(Imagem: Square Enix)
Continua após a publicidade

Após derrotar a primeira leva de inimigos, Woody, Buzz, Rex e Porquinho surgem e se tornam aliados de Sora, Donald e Pateta. Eles revelam que muitos de seus amigos desapareceram, incluindo o dono deles, Andy, após uma figura misteriosa com um capuz preto ter aparecido dias antes. Com isso, os dois grupos se unem e decidem investigar se o encapuzado está por perto, indo até a loja de brinquedos que fica perto da casa onde estão.

É bastante nostálgico se movimentar pelo quarto de Andy, ver alguns outros brinquedos e localizações clássicas dos filmes, incluindo o quintal da casa. Ao sair dali, Woody e Buzz podem auxiliar nas batalhas, quando Sora invoca o foguete Rocket Ruckus e, juntos, os três o controlam como se fosse uma espécie de touro mecânico, atacando os inimigos com investidas ou lançando-o em um local selecionado para que ele exploda a área.

Depois de vasculhar o quintal e literalmente atravessar a rua, o grupo chega à loja de brinquedos Galaxy Toys, onde presenciam um dos encapuzados da Organização XIII, Xenahort, dizer algumas coisas sem sentido, como sempre. Na verdade, o personagem até deixa algumas pistas sobre onde estão os amigos de Woody, mas ele rapidamente desaparece e alguns Heartless dão o ar de sua graça.

BGS 2018 | Toda a magia de Kingdom Hearts 3 em duas demos fantásticas
(Imagem: Square Enix)
Continua após a publicidade

Os robôs gigantes da loja de brinquedos também se rebelam e iniciam um combate contra o grupo. Woody e Buzz começam a lutar junto de Donald e Pateta, enquanto Sora assume um dos robôs e uma batalha de gigantes, literalmente, se inicia. A demonstração se encerra logo após o jogador dar cabo da frota de máquinas de brinquedo que aparece, deixando um gostinho gostoso de quero mais.

A segunda demonstração é no Monte Olimpo, cenário que já vimos outras vezes no mundo de Hércules. Aqui, porém, logo que Sora, Donald e Pateta aparecem em cena, são recepcionados por pedras gigantes que estão sendo atiradas do alto do coliseu. Então, eles avistam o Titã e percebem que há algo errado com ele. Afinal, porque o colosso de pedra está atirando rochas daquela forma?

A partir disso começamos a subir as paredes do Olimpo até, literalmente, alcançar o Titã — com uma ou outra batalha contra Heartless nesse meio tempo. A batalha contra o chefão se inicia assim que o trio de protagonista chega aos pés do gigante de pedra. É preciso primeiro atacar as duas bases do monstrão e, após isso, um caminho se abre para que Sora e os outros subam pelo corpo rochoso e alcancem a região de seu rosto.

BGS 2018 | Toda a magia de Kingdom Hearts 3 em duas demos fantásticas
(Imagem: Derek Keller/Canaltech)
Continua após a publicidade

Após isso, a última fase da batalha começa: é preciso focar os ataques nos dois pontos vermelhos do rosto do Titã. Em determinado momento, Sora pode invocar uma Atração da Disneylândia, sendo a desta ocasião a Big Magic Mountain. O brinquedo do parque foi transformado em uma mecânica de combate e, aqui, se transforma em uma montanha russa voadora que atira fogos de artifício enquanto sobrevoa a área — o que deixa a dúvida sobre como eles irão adaptar outros brinquedos, sendo que este já foi um deleite.

Vale lembrar, porém, que quando o jogador chama esse evento, ele tem um tempo limitado para usá-los e precisa prestar atenção nos socos que o Titã tentará dar. Nesses momentos, Donald ou Pateta irão avisá-lo, e então será necessário focar os tiros no ataque, antes que ele atinja os heróis.

É uma batalha relativamente fácil e rápida, e a demonstração se encerra logo após o jogador vencer o Titã. Aqui, foi possível apenas usar e vislumbrar o Big Magic Mountain, mas, na outra demonstração, Sora tinha outras Atrações, tais como o foguete que já foi comentado por aqui, e também era possível transformar a keyblade em uma espécie de martelo gigante de brinquedo.

BGS 2018 | Toda a magia de Kingdom Hearts 3 em duas demos fantásticas
(Imagem: Square Enix)
Continua após a publicidade

Os gráficos e a trilha sonora continuam impecáveis: com bastante animosidade e com um show de cores, bem como melodias empolgantes nos momentos certos proporcionando um tom épico e emocionante. Kingdom Hearts 3 parece seguir bem a fórmula de sempre, trazendo algumas novidades em termos de jogabilidade, focadas na adaptação de modernização de design de gameplay e novas mecânicas de combate.

E já que estamos na parte mais técnica da prévia, vale a pena falar da câmera do jogo. Em ambas as demonstrações, este aspecto foi o que mais incomodou, já que, nas batalhas, ela não focava nos inimigos automaticamente e deixava tudo ainda mais confuso do que estava parecendo. Isso, claro, se pensarmos em Kingdom Hearts 3 como algo totalmente novo, nas mãos de jogadores de primeira viagem. Os veteranos talvez não tenham problemas por estarem acostumados a isso, ainda que seja incômodo; mas os novatos certamente se confundiriam manejando algo sem foco, em um jogo que tem um milhão de coisas acontecendo ao mesmo tempo durante os combates.

O que mais chamou atenção mesmo nas demonstrações, em especial na de Toy Story, é a ambientação e adaptação de Sora e seus amigos a este mundo, bem como a revisitação aos cenários clássicos que já vimos em outros jogos ou nos filmes, como no caso deste último. Resta saber o que a Square planeja com a história, já que este jogo, em teoria, deverá encerrar o arco principal que envolve o protagonista, Riku, Mickey, Organização XIII e tantos outros.

Continua após a publicidade

Kingdom Hearts 3 será lançado para Xbox One e PlayStation 4 no dia 29 de janeiro de 2019.