Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

WhatsApp Beta começa a testar nova ferramenta que gerencia armazenamento

Por| 30 de Setembro de 2020 às 14h07

Mika Baumeister/Unsplash
Mika Baumeister/Unsplash
WhatsApp
Tudo sobre WhatsApp
Continua após a publicidade

O WhatsApp começou a liberar a nova página de configuração do uso do armazenamento no dispositivo para os testadores beta do mensageiro no Android. A mudança, já prevista desde o final de agosto, está disponível na versão 2.20.201.9 do aplicativo.

A aba 'Uso de armazenamento' foi redesenhada e agora mostra uma barra com os espaços usado e livre no dispositivo, além de detalhes de mídias, adesivos e afins que enchem a memória do celular. Tem até uma limpeza sugerida para remover arquivos muito grandes que tenham sido recebidos pelo mensageiro, claro.

Agora, em vez da lista com todas as conversas elencadas por quantidade de espaço consumido, o app mostra mídias e outros arquivos grandes e permite apagar apenas o que está ocupando mais armazenamento, inclusive ao selecionar individualmente os arquivos. Até então, você tinha que entrar em cada conversa dentro da aba de uso de armazenamento para selecionar o que desejava apagar por categoria: fotos, GIFs, vídeos, arquivos de áudio e por aí vai. Não havia opção de apagar apenas os maiores ou manter um ou outro.

Tela facilita a liberação de espaço no celular (Imagem: Reprodução/WABetaInfo)
Tela facilita a liberação de espaço no celular (Imagem: Reprodução/WABetaInfo)

A nova interface deve facilitar bastante a limpeza de arquivos desnecessários, ao mesmo tempo em que permite ao usuário manter guardados aqueles que mais precisa. O recurso está disponível apenas para alguns testadores beta na versão 2.20.201.9 do WhatsApp no Android.

Aqui na redação do Canaltech, entre três beta testers, nenhum conseguiu ainda acesso à nova interface, mesmo com a versão correta já instalada. Ou seja, o jeito é esperar a liberação aos poucos mesmo entre aqueles que estão inscritos no programa de acesso antecipado às novas funções do mensageiro. Para o público geral certamente ainda vai demorar ainda mais, talvez algumas semanas.

E aí, a nova interface de uso do armazenamento já está disponível no seu WhatsApp beta? Conta paí nos comentários, detalhando o que achou do novo recurso.

Continua após a publicidade

Fonte: WABetaInfo