Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Twitch anuncia novo pagamento "fixo" com base na exibição de anúncios

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 24 de Fevereiro de 2022 às 08h51

Divulgação/Twitch
Divulgação/Twitch
Continua após a publicidade

A Twitch apresentou nesta quarta (23) o Ad Incentive Program (AIP), um novo modelo de monetização que estabelece um pagamento mínimo ao streamer que exibe anúncios durante lives. Em exemplo, a plataforma menciona que um criador de conteúdo poderia receber até US$ 500 (cerca de R$ 2,5 mil) por exibir quatro minutos de publicidade por hora, numa jornada mensal de 40 horas de transmissões ao vivo.

A proposta visa garantir uma remuneração "fixa" para os criadores de conteúdo qualificados, uma vez que a altíssima volatilidade dos pagamentos da plataforma é uma das principais queixas de quem trabalha com lives na Twitch. Ao depender da exibição de publicidade, o site tira parte da dependência dos criadores em subs e doações.

Para ajudar a controlar o gerenciamento de publicidade, a plataforma terá um painel exclusivo (Imagem: Reprodução/Twitch)
Para ajudar a controlar o gerenciamento de publicidade, a plataforma terá um painel exclusivo (Imagem: Reprodução/Twitch)

Ainda segundo o exemplo dado pela Twitch, se um streamer qualificado fizer 40 horas de transmissões no mês e exibir dois minutos de anúncios a cada hora transmitida, ele recebe US$ 100 (R$ 500) no fim do mês; se exibir 3 minutos, US$ 300 (R$ 1,5 mil); e se exibir 4 minutos por hora, fatura US$ 500 (R$ 2,5 mil).

A Twitch informa que esses valores podem variar conforme o streamer — provavelmente, a plataforma tomará como base a audiência do perfil para determinar o pagamento. Além disso, se a cota mínima de transmissões for ultrapassada, o criador de conteúdo pode continuar fazendo transmissões e receber no modelo padrão de publicidade como extra.

Criador poderia receber até US$ 500 por exibir quatro minutos de publicidade por hora numa jornada de 40 horas de transmissões no mês (Imagem: Reprodução/Twitch)
Criador poderia receber até US$ 500 por exibir quatro minutos de publicidade por hora numa jornada de 40 horas de transmissões no mês (Imagem: Reprodução/Twitch)

Painel de gerenciamento de anúncios

Continua após a publicidade

Para complementar o programa, a plataforma também terá um painel de controle para a exibição de publicidade, para facilitar no controle dos intervalos comerciais. Atualmente, o site não lembra o streamer de fazer pausas, mas oferece um botão dedicado no controle da live para veicular a publicidade.

Não foram divulgadas informações acerca da disponibilidade do Ad Incentive Program, então não se sabe se ela chegará ao Brasil — tampouco quais pagamentos seriam praticados por aqui. Segundo a empresa, o AIP logo será disponibilizado para “parceiros e afiliados selecionados”.

Fonte: Twitch