Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Microsoft Edge melhora compartilhamento de páginas entre dispositivos

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 21 de Junho de 2021 às 18h35

Rubens Eishima/Canaltech
Rubens Eishima/Canaltech
Microsoft
Tudo sobre Microsoft
Continua após a publicidade

O Edge, desde que passou a ser construído sobre o motor Chromium, do Google, aproveita as capacidades do seu principal rival no segmento de browsers. Curiosamente, a mesma melhoria na sincronização de guias entre dispositivos encontrada nesta segunda-feira (21) no Chrome Canary 93 também foi implementada no navegador da Microsoft — que assume a dianteira e o coloca direto na versão final do app.

Com ela, o envio de guias se desprendeu da seção de notificações do SO nativo para tomar espaço direto do navegador, em um local de fácil visualização. No PC, o recurso tomou forma de um botão na barra de endereços. Para experimentá-lo, basta acessar qualquer página diferente da inicial, clicar no novo ícone e enviar para o dispositivo desejado. O processo inverso também acontece, mas no celular é necessário estar na versão instável Edge Canary.

Botão parecido com um notebook e celular representa a função de "Enviar guia" no PC (Imagem: Reprodução/Windows Latest)
Botão parecido com um notebook e celular representa a função de "Enviar guia" no PC (Imagem: Reprodução/Windows Latest)

Testar no Android e no iOS requer passos semelhantes: acesse qualquer página e abra o menu da barra inferior, selecione a opção “Enviar para dispositivos” e escolha onde continuar o acesso. A versão estável tem uma ferramenta parecida, mas que assume o nome “Continuar no computador” — porém, na prática, funciona da mesma maneira.

Essa pode não ter sido uma grande adição para você, mas quem utiliza esse recurso com frequência deve adorar a novidade. Ter acesso simplificado às guias compartilhadas entre dispositivos poupa o usuário de navegar na seção nativa de notificações para ir direto ao ponto no navegador. É só abrir o browser e ter a guia pronta para ser reaberta no dispositivo desejado, sem muitos cliques.

Função adicionada no menu de contexto poupa o acesso na página desejada (Imagem: Reprodução/Windows Latest)
Função adicionada no menu de contexto poupa o acesso na página desejada (Imagem: Reprodução/Windows Latest)

Além disso, outro atalho também foi adicionado ao menu de contexto do navegador. Quando você clica sobre um link com o botão direito do mouse, o navegador disponibilizará a opção “Enviar link para [dispositivo]”, que varia de acordo com o destino. Assim, o usuário não precisa entrar na página em questão para tê-la compartilhada com o celular.

Continua após a publicidade

Segundo o site Windows Latest, a novidade está chegando gradativamente aos usuários da versão final do Edge. Para aumentar suas chances de receber a novidade, é bom estar com as atualizações do Edge em dia. Para verificar em que versão está, abra o menu do canto superior direito, entre em "Ajuda e Comentários" e acesse a página "Sobre o Edge". O navegador deve procurar e baixar uma atualização automaticamente, então basta aguardar e reiniciar o programa logo em seguida.

Fonte: Windows Latest