Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google quer monitorar quando você ronca e tosse durante o sono

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 27 de Maio de 2022 às 17h53

twenty20photos/envato
twenty20photos/envato
Google
Tudo sobre Google
Continua após a publicidade

O Google desenvolve um recurso de detecção de ronco e tosse nos celulares da linha Pixel e no Android. Este seria mais um aspecto da iniciativa de saúde da empresa, que pretende aproveitar dispositivos e gadgets para coletar informações sobre o bem-estar das pessoas para fins médicos.

O Google Health Studies chegou à versão 2.0 nesta semana para apoiar o lançamento de um novo estudo de saúde digital. Linhas de código dessa atualização, localizadas pelo site 9to5Google, revelam uma pesquisa chamada “Sleep Audio Collection”, disponível apenas para funcionários do Google.

O Google já tem um monitoramento de sono, mas é feito com base em movimento e luz (Imagem: Reprodução/Google)
O Google já tem um monitoramento de sono, mas é feito com base em movimento e luz (Imagem: Reprodução/Google)

Não dá para saber ao certo como funciona, mas parece ser um conjunto de ferramentas para coleta de sons durante o sono. É possível que a empresa queira captar quando você ronca, tosse, espirra ou emite ruídos indicativos de algum problema de saúde ou de alguma condição que atrapalhe o repouso.

Por ser algo experimental, a gigante de Montain View estabeleceu algumas regras para participar. A primeira delas é ser efetivamente um funcionário do Google em tempo integral e usar um telefone Android. É necessário dormir sozinho em um quarto, para que sons de outra pessoa não interfiram, e o ambiente deve ser silencioso.

Refinamento do algoritmo do sono

O levantamento servirá para alimentar algoritmos de detecção para celulares Android, com o objetivo de fornecer informações significativas sobre o sono do usuário. Nesta fase, a coleção de áudio coletada vai embasar os dados necessários para validar, ajustar e desenvolver os robôs identificadores.

Continua após a publicidade

A ideia é que a pessoa deixe o celular na mesa de cabeceira e que o algoritmo faça o monitoramento automaticamente. Uma das preocupações é com a privacidade, portanto tudo precisa ser afinado para captura apenas de tosse, roncos e espirros noturnos.

Ainda não está claro se este será um recurso amplo do Android ou exclusivo para celulares Pixel. Também não se sabe em qual aplicativo será adicionado: Google Fit e Relógio são os candidatos principais, mas pode haver um novo app a caminho.

Monitoramento de ruídos noturnos

Em 2020, o Google trouxe um recurso semelhante no relógio, que funcionava em associação com o app Bem-estar digital (Digital Wellbeing, em inglês) para cronometrar o tempo gasto durante o sono. Mesmo assim, essa funcionalidade detectava apenas movimento e luz, sem a captura de sons.

Continua após a publicidade

Se a criadora estiver disposta a trazer isso de modo nativo para o Android, os relógios inteligentes vão precisar se reinventar para adicionar tal funcionalidade ao rol de melhorias. Hoje, a maioria desses dispositivos identifica o sono, mas também não captam ondas sonoras. Já dispositivos como o Fitbit e o Nest Hub tem um detector de ronco e outros sons, mas não há nada parecido nativamente no Android.

Fonte: 9to5Google