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Como fazer pesquisas dentro de um arquivo do Google Planilhas

Por| Editado por Guadalupe Carniel | 27 de Setembro de 2021 às 07h00

Alveni Lisboa/Canaltech
Alveni Lisboa/Canaltech
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O Google Planilhas (Android l iOS l Web) é um serviço que tomou o lugar do Microsoft Excel nos computadores de muitos usuários. Além de ser inteiramente gratuita e possuir armazenamento em nuvem, a plataforma é funcional e muito completa. O Canaltech, que já detalhou as inúmeras ferramentas do serviço, desta vez te explicará como fazer pesquisas dentro de um arquivo do Google Planilhas.

A função serve para agilizar as buscas documentos, sobretudo aqueles que têm bastante conteúdo e diferentes páginas. Confira, a seguir, o passo a passo completo.

Como fazer pesquisas em um arquivo do Google Planilhas

Pelo aplicativo

Passo 1: acesse o Google Planilhas pelo celular e abra o arquivo que você deseja explorar.

Abra um arquivo salvo na sua conta. (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)
Abra um arquivo salvo na sua conta. (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)

Passo 2: feito isso, selecione o botão de três pontos localizado no canto superior direito da tela.

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Abra o menu para ver as opções disponíveis. (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)
Abra o menu para ver as opções disponíveis. (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)

Passo 3: na aba lateral que será exibida na sequência, selecione o comando "Localizar e substituir".

Selecione o recurso "Localizar e substituir". (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)
Selecione o recurso "Localizar e substituir". (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)

Passo 4: para fazer uma pesquisa no Google Planilhas, use o campo de busca e escreva o termo que deseja encontrar. Feito isso, clique no botão "Buscar" posicionado no teclado, mais precisamente no canto inferior direito da tela. Com isso, o aplicativo identificará todas as células que contêm o termo. Navegue por elas utilizando as setas exibidas no topo da página.

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Pesquise o termo que deseja encontrar. (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)
Pesquise o termo que deseja encontrar. (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)

Pela versão para Web

Passo 1: no computador, acesse o arquivo e clique no menu "Editar". Em seguida, selecione a opção "Localizar e substituir" — que também pode ser habilitada através do atalho "Ctrl+H".

Para facilitar o acesso, use o atalho "Ctrl+H". (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)
Para facilitar o acesso, use o atalho "Ctrl+H". (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)
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Passo 2: na seção "Localizar", escreva o termo que deseja encontrar no arquivo. Feito isso, determine o intervalo de busca em "Pesquisar" e, caso queira, use um dos filtros exibidos logo abaixo. Para realizar a pesquisa, clique no botão "Procurar".

Busque o termo conforme indicado. (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)
Busque o termo conforme indicado. (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)

Passo 3: com isso, o Google Planilhas exibirá as células onde o termo indicado está presente. Para navegar entre elas, clique no botão "Procurar" seguidas vezes. E, ao fim da busca, toque em "Concluído".

Feche a janela através do botão "Concluído". (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)
Feche a janela através do botão "Concluído". (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)
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Pronto! Agora você sabe como fazer pesquisas dentro de um arquivo do Google Planilhas.