Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como colocar Conta Comercial no WhatsApp | Guia Prático

Por| Editado por Bruno Salutes | 12 de Março de 2022 às 22h00

Fabrício Calixto/Canaltech
Fabrício Calixto/Canaltech
Continua após a publicidade

Empresas que queiram expandir seus negócios no WhatsApp podem trocar a conta pessoal para profissional. Entretanto, essa opção precisa ser ativada no WhatsApp Business. A seguir, aprenda como colocar conta comercial no WhatsApp.

A conta comercial do WhatsApp funciona nos mesmos moldes do cadastro básico no mensageiro, mas com algumas diferenças. Também é importante fazer um backup para não correr o risco de perder as conversas na plataforma. Veja no tutorial como transformar uma conta pessoal para um número comercial no WhatsApp.

O que é conta comercial no WhatsApp?

Uma conta comercial no WhatsApp nada mais é do que vincular um número de telefone no WhatsApp Business, versão do aplicativo voltada exclusivamente para empresas. Visualmente falando, a interface é a mesma, porém o que muda são os recursos disponíveis, que por sua vez são pensados para impulsionar os negócios da sua marca.

Existem dois tipos de contas comerciais no WhatsApp Business: a conta oficial, para marcas mais conhecidas e que ganha um selo de autenticidade verificado pelo WhatsApp; e a conta comum, em que qualquer pessoa com um número de celular pode se cadastrar na ferramenta. As vantagens são as mesmas para as duas categorias.

Como mudar o WhatsApp para conta comercial

Primeiramente, recomendamos fazer backup do WhatsApp para evitar que algum dado seja perdido no momento em que você transformar sua conta pessoal para comercial. Isso vale apenas se você for usar o mesmo número da conta pessoal. Se for outro número de celular, não tem problema, pois serão duas contas separadas.

Continua após a publicidade

Depois de fazer o backup, siga o tutorial para colocar conta comercial no WhatsApp:

  1. Abra o WhatsApp Business no celular;

  2. Toque em “Concordar e continuar”, na parte inferior da tela;

  3. Digite um número de telefone com DDD e toque em “Avançar”;

  4. Toque em “Continuar" para receber um SMS de confirmação do número. Informe o código de seis dígitos para prosseguir;

  5. Libere as permissões de uso do aplicativo;

  6. Se você tiver digitado um número de telefone já em uso, o WhatsApp mostrará uma opção para restaurar o backup das conversas;

  7. Complete as informações do seu perfil comercial, incluindo nome, foto e categoria da empresa. Toque em "Avançar".
Como colocar "conta comercial" no WhatsApp: você pode usar o número do WhatsApp pessoal (Captura de tela: Caio Carvalho)
Como colocar "conta comercial" no WhatsApp: você pode usar o número do WhatsApp pessoal (Captura de tela: Caio Carvalho)

E pronto. Isso criará uma conta comercial para o seu negócio no WhatsApp Business.

Continua após a publicidade

O que eu perco ao mudar da conta pessoal para comercial?

Se o backup do WhatsApp estiver ativado no celular Android ou iPhone (iOS), não há com o que se preocupar. Todas as suas conversas da conta pessoal serão migradas para o conta comercial no WhatsApp. Se o backup estiver desativado, os dados serão excluídos no momento em que você efetuar a troca.

As pessoas saberão quando eu colocar conta comercial?

Sim. Na virada de conta pessoal para comercial, seus contatos receberão uma notificação de que você está usando uma conta no WhatsApp Business, e que, portanto, trata-se de uma “conta comercial”.

Continua após a publicidade

Posso mudar da conta comercial para pessoal no WhatsApp?

Sim. Neste caso, você faz o caminho inverso: abra o WhatsApp normal e repita o procedimento de inserir um número de telefone, confirmar via SMS, liberar as permissões de uso e completar o seu perfil na plataforma.

Fonte: WhatsApp (1, 2, 3)