Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google começa a liberar versão redesenhada do Android Auto

Por| 30 de Julho de 2019 às 14h25

Divulgação
Divulgação
Continua após a publicidade

O Google reprojetou o Android Auto, e o novo design vai começar a aparecer para os usuários no decorrer das próximas semanas. Em maio deste ano, a empresa já tinha dito que a nova interface do Android Auto serviria para ajudar o usuário a viajar com mais praticidade, além de mostrar informações mais úteis e simplificar tarefas comuns. Além disso, o Google exibiu o Android Auto redesenhado um dia antes de sua conferência de desenvolvedores de E/S 2019 .

O aplicativo foi criado em março de 2015 pelo Google, sob a premissa de refletir recursos do seu dispositivo Android no painel do carro. Vale ressaltar que o Android Auto é separado do Android Automotive OS, um sistema operacional feito sob medida para rodar no carro. Desde o seu lançamento, o Android Auto foi expandido para oferecer suporte a mais de 500 modelos de carros de 50 marcas diferentes.

O novo design do Android Auto

Android Auto está completamente repaginado (Foto: Venture Beat)
Android Auto está completamente repaginado (Foto: Venture Beat)

O Android Auto redesenhado apresenta, como já era de se esperar, uma série de mudanças em prol de uma utilização mais prática. Com o novo design, o botão inferior esquerdo abre o iniciador de aplicativos. O usuário pode perceber que a fileira superior desses aplicativos são aqueles abertos com mais frequência. Além disso, vários ícones contam com o selo do Google Assistente, e é só tocar neles para que seja informada a agenda, o clima, as notícias ou até mesmo para que seja definido um lembrete.

Se o usuário desejar navegar até um novo local, é necessário tocar em um local sugerido ou acessar pelo comando de voz, dizendo "Oi, Google". A nova barra de navegação mostra instruções passo a passo e permite controlar vários aplicativos ou até mesmo receber chamadas em uma tela. A barra também permite controlar os aplicativos, incluindo aqueles que estão sendo executados em segundo plano, com a simplicidade de um toque.

O Android Auto redesenhado conta também com um novo centro de notificações, responsável por mostrar as chamadas, mensagens e alertas recentes, para que o usuário possa optar por visualizar, ouvir e responder quando for conveniente e seguro, já que estará dirigindo. No canto inferior direito, há um novo botão de notificação para todas as chamadas, mensagens e alertas recentes. Assim, o usuário pode pressionar e segurar o botão do microfone no volante, tocar no botão do microfone na tela ou apenas dizer "Oi Google" para acionar o Google Assistente. Pode fazer chamadas, enviar mensagens e ler suas notificações.

Novo centro de notificações do Android Auto (Foto: Venture Beat)
Novo centro de notificações do Android Auto (Foto: Venture Beat)
Continua após a publicidade

Outra mudança perceptível do Android Auto repaginado é a paleta de cores. O Google apostou no tema escuro, com ícones e fontes mais coloridas e de destaque, o que torna mais fácil de ler e acompanhar, e colabora para a visibilidade. Além disso, também passa a ser possível maximizar a exibição para mostrar um número maior de informações. O espaço extra é utilizado para navegação passo a passo, controles de reprodução e chamadas em andamento.

Fonte: Venture Beat