Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Reguladores europeus podem acabar com os cabos Lightning da Apple

Por| 07 de Agosto de 2018 às 21h30

Link copiado!

Reguladores europeus podem acabar com os cabos Lightning da Apple
Reguladores europeus podem acabar com os cabos Lightning da Apple
Tudo sobre Apple

Enquanto os smartphones e tablets com Android têm uma conexão microUSB ou USB Tipo-C como padrão, a Apple aposta em cabos com tecnologia própria em seus dispositivos. Atualmente, o padrão da Maçã é o cabo Lightning, mas reguladores da União Europeia podem exigir que a Maçã aceite usar o padrão do restante da indústria, o que seria o fim do Lightning.

Esse mesmo grupo de reguladores foi responsável em emitir US$ 5 bi em multas antitruste para a Google — ou seja, não brincam em serviço. Voltando um pouco na história dos smartphones, no início dessa era havia todo tipo de carregador, com os mais diversos formatos, adotados pelas fabricantes. O inconveniente era tanto, que, com o tempo, a indústria acabou aceitando padronizar os conectores.

Tudo aconteceu em 2009, quando a União Europeia promoveu um memorando sobre os principais nomes da indústria de smartphones, expressando uma intenção de harmonizar os carregadores dos modelos lançados a partir de 2011. Empresas como Samsung, Huawei e Nokia assinaram o acordo, e, surpreendentemente, a Apple também se mostrou favorável na época.

Contudo, o ano já é 2018 e ainda temos iPhones e iPads que não aceitam cabos microUSB ou USB Tipo-C. Segundo Margrethe Vestager, reguladora da UE, "a Comissão lançará em breve um estudo de avaliação de impacto para avaliar os custos e benefícios de diferentes outras opções" de carregadores para padronizar a indústria, a Apple queira, ou não.

Continua após a publicidade

Este estudo ajudará os reguladores a decidir se será necessário tomar medidas rigorosas para que os carregadores de todas as marcas enfim se tornem universais. Contudo, para os novos iPhones de 2018, nada deve mudar: os aparelhos serão anunciados já no próximo mês, e certamente trarão o conector Lightning como os da geração passada.

Fonte: Reuters