Qualcomm anuncia tecnologia que promete recarregar o seu celular em 15 minutos
Por Rubens Eishima |

A Qualcomm anunciou nesta segunda-feira (27) o lançamento de uma nova versão de seu padrão de recarga. O Quick Charge 5 é apresentado como a tecnologia mais rápida do mercado, compatível com uma potência de 100 W ou superior. Segundo a empresa, o sistema permite chegar a 50% de carga em apenas cinco minutos (em um aparelho com bateria de 4.500 mAh).
- Conheça tipos de carregadores de celular ultrarrápidos
- Carregador sem fio da Xiaomi carrega 100% da bateria em 40 minutos. Veja
- Celular novo sem carregador na caixa: qual a lógica por trás disso?
Simulações de um aparelho equipado com uma bateria com as mesmas 4.500 mAh indicam um tempo de recarga total de 15 minutos usando o novo padrão.
Ouras características mencionadas pela Qualcomm estão uma eficiência 70% maior que o padrão anterior, identificação mais inteligente de adaptadores e melhor gerenciamento de temperatura – alcançando até 10°C a menos nos dispositivos do que o padrão Quick Charge 4.
Evolução
Com potência de recarga superior a 100 W, o Quick Charge 5 é anunciado como 10 vezes mais potente do que a primeira geração do padrão. O novo sistema é compatível com 12 diferentes proteções de voltagem, corrente e temperatura.
A Qualcomm lista mais de mil acessórios compatíveis com diferentes versões do padrão, além de mais de 250 aparelhos lançados desde o primeiro Quick Charge.
Disponibilidade e compatibilidade
Segundo a Qualcomm, o Quick Charge 5 estará disponível em aparelhos lançados a partir do terceiro trimestre de 2020, a princípio em dispositivos equipados com os processadores Snapdragon 865 e 865 Plus. O QC5 é oferecido pelos novos controladores Qualcomm SMB1396 e SMB1398, disponíveis para os fabricantes de celulares, tablets e outros aparelhos.
O padrão é compatível também com as versões anteriores, aproveitando a potência máxima oferecida pelos acessórios já existentes. Além disso, o Quick Charge 5 suporta o padrão USB-PD (Power Delivery) e o plugue USB tipo-C, além do antigo micro-USB.