Qualcomm anuncia tecnologia que promete recarregar o seu celular em 15 minutos

Por Rubens Eishima | 27 de Julho de 2020 às 13h22
Qualcomm
Tudo sobre

Qualcomm

Saiba tudo sobre Qualcomm

Ver mais

A Qualcomm anunciou nesta segunda-feira (27) o lançamento de uma nova versão de seu padrão de recarga. O Quick Charge 5 é apresentado como a tecnologia mais rápida do mercado, compatível com uma potência de 100 W ou superior. Segundo a empresa, o sistema permite chegar a 50% de carga em apenas cinco minutos (em um aparelho com bateria de 4.500 mAh).

Simulações de um aparelho equipado com uma bateria com as mesmas 4.500 mAh indicam um tempo de recarga total de 15 minutos usando o novo padrão.

Ouras características mencionadas pela Qualcomm estão uma eficiência 70% maior que o padrão anterior, identificação mais inteligente de adaptadores e melhor gerenciamento de temperatura – alcançando até 10°C a menos nos dispositivos do que o padrão Quick Charge 4.

Evolução

Com potência de recarga superior a 100 W, o Quick Charge 5 é anunciado como 10 vezes mais potente do que a primeira geração do padrão. O novo sistema é compatível com 12 diferentes proteções de voltagem, corrente e temperatura.

A Qualcomm lista mais de mil acessórios compatíveis com diferentes versões do padrão, além de mais de 250 aparelhos lançados desde o primeiro Quick Charge.

Disponibilidade e compatibilidade

Segundo a Qualcomm, o Quick Charge 5 estará disponível em aparelhos lançados a partir do terceiro trimestre de 2020, a princípio em dispositivos equipados com os processadores Snapdragon 865 e 865 Plus. O QC5 é oferecido pelos novos controladores Qualcomm SMB1396 e SMB1398, disponíveis para os fabricantes de celulares, tablets e outros aparelhos.

Novo padrão é compatível com versões anteriores e até a linha iPhone (imagem: Qualcomm)

O padrão é compatível também com as versões anteriores, aproveitando a potência máxima oferecida pelos acessórios já existentes. Além disso, o Quick Charge 5 suporta o padrão USB-PD (Power Delivery) e o plugue USB tipo-C, além do antigo micro-USB.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.