Nova AirTag ficou mais fácil de rastrear; entenda o que mudou
Por Wendel Martins | •

A Apple acaba de lançar a segunda geração da AirTag, o rastreador de objetos da empresa. O novo modelo traz melhorias significativas na localização, com alcance 50% maior, alto-falante mais potente e novos recursos de privacidade,
- Vale a pena usar AirTag para rastrear seu gato ou cachorro?
- AirTag está muito cara? 5 rastreadores mais baratos com as mesmas funções
O acessório já pode ser comprado oficialmente no site da Apple mantendo o mesmo preço de lançamento do modelo anterior: R$ 369 a unidade e R$ 1.249 para o pacote com quatro unidades.
Alcance ampliado e localização precisa
O grande destaque da nova AirTag é o chip Ultra Wideband de segunda geração, o mesmo presente no iPhone 17, iPhone Air, Apple Watch Ultra 3 e Apple Watch Series 11. Com ele, a função Precision Finding (Localização Precisa) guia usuários até seus objetos perdidos a partir de uma distância 50% maior que a geração anterior.
Além disso, o chip Bluetooth também foi aprimorado, expandindo o alcance em que os itens podem ser localizados. Pela primeira vez, é possível usar a Localização Precisa diretamente no Apple Watch para facilitar o rastreio, sendo eles no Apple Watch Series 9 ou posterior, e Apple Watch Ultra 2 ou posterior.
Também vale destacar que com o design interno redesenhado, a nova AirTag é 50% mais barulhenta que o modelo anterior, permitindo que usuários ouçam o rastreador a uma distância até 2x maior.
Compartilhamento de localização e privacidade
A nova AirTag se integra perfeitamente ao recurso Share Item Location (Compartilhar Localização do Item), que permite compartilhar temporariamente a localização de objetos perdidos com terceiros confiáveis, como companhias aéreas. A localização compartilhada expira automaticamente após sete dias ou quando o usuário é reunido com seu item.
Segundo a Apple, o acessório foi projetado exclusivamente para rastrear objetos, e não pessoas ou animais de estimação. O rastreador não armazena fisicamente dados de localização ou histórico no dispositivo, e a criptografia de ponta a ponta protege toda comunicação com a rede Encontrar.
Nesse sentido, a Apple AirTag 2 incorpora novas proteções contra rastreamento indesejado, incluindo alertas multiplataforma e identificadores Bluetooth únicos que mudam frequentemente. Ninguém, nem mesmo a Apple, conhece a identidade ou localização de qualquer dispositivo que ajudou a encontrar um item.
Quando a nova AirTag chega ao Brasil?
A nova AirTag já está disponível para encomenda no site da Apple e no app Apple Store, com chegada às lojas físicas prevista para esta semana. O produto também estará disponível em revendedores autorizados Apple.
Para funcionar, a AirTag requer iPhone compatível com iOS 26 ou posterior, ou iPad com iPadOS 26 ou posterior. A Localização Precisa no Apple Watch exige Series 9 ou posterior, ou Ultra 2 ou posterior, com watchOS 26.2.1.
Leia mais
- "AirTag da Xiaomi" está chegando, diz leaker: veja o que já sabemos
- Motorola mostra seu "AI Pin", um assistente de IA vestível
- Bateria da Apple AirTag agora dura 5 anos com essa caixinha à prova d'água
Fonte: Apple


