Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

LG anuncia 1º monitor UltraGear com tela OLED curvada de 240 Hz

Por| Editado por Wallace Moté | 26 de Agosto de 2022 às 11h41

Link copiado!

Renan da Silva Dores/Montagem Canaltech
Renan da Silva Dores/Montagem Canaltech
Tudo sobre LG

Com exibição na Gamescom 2022, a LG anunciou nesta sexta (26) o UltraGear 45GR95QE, primeiro monitor gamer da companhia a vir equipado com painel OLED curvado. A novidade une os benefícios já conhecidos desse tipo de display com especificações bastante robustas, que incluem alta precisão de cores, elevada taxa de atualização, tempo de resposta mínimo e uma das maiores curvaturas do mercado.

Com 45 polegadas, o LG UltraGear 45GR95QE é uma das primeiras apostas da LG em um monitor gamer equipado com painel W-OLED flexível — o lançamento parece contar com o mesmo display do Corsair Xeneon Flex, revelado nesta semana munido de tecnologia da própria LG como o primeiro monitor OLED que possibilita ao usuário ajustar a curvatura, sendo este o fator de diferenciação entre os dois periféricos.

As configurações por aqui são avançadas: o novo UltraGear possui proporção 21:9, resolução Quad HD+ de 3440 x 1440 pixels e taxa de atualização de 240 Hz. A LG também destaca a ampla cobertura de cores de 98,5% da gama DCI-P3, suporte a reprodução de conteúdo em HDR10 e exibição com VRR, bem como os pretos profundos dos painéis OLED, tempo de resposta (GtG) de apenas 0,1 ms e curvatura de 800R, uma das maiores do segmento.

Continua após a publicidade

Para tirar melhor proveito das dimensões avantajadas, a gigante implementou ainda recursos voltados para multitarefa, como os modos Picture-in-Picture (PiP), que mantém o sinal de duas fontes na tela exibindo uma delas em formato de janela, e Picture-by-Picture (PbP), que divide a exibição dando igual destaque a cada fonte, e embarcou múltiplas conexões HDMI 2.1 para proporcionar largura de banda suficiente que possibilite a melhor qualidade de imagem.

Completam a ficha técnica um revestimento antirreflexo e tecnologia que reduziria a emissão de luz azul nociva aos olhos. Curiosamente, não há menção a recursos pensados para evitar o burn-in — as imagens fantasmas permanentes geradas a partir da exibição prolongada de elementos fixos em telas OLED. A preocupação é ainda maior em painéis W-OLED que, em teoria, exercem mais estresse nos materiais do display para garantir brilho elevado, gerando desgaste.

Continua após a publicidade

Ainda assim, vale destacar que outros monitores OLED da LG voltados para profissionais traziam os mesmos mecanismos de segurança presentes nas TVs da companhia, sendo provável que os vejamos no novo UltraGear. A LG confirmou que pretende levar o lançamento para a IFA 2022, feira de tecnologia cujo início está previsto para a próxima semana, onde a companhia deve esclarecer esses aspectos.

Preço e disponibilidade

A LG ainda não divulgou preço e disponibilidade do UltraGear 45GR95QE, mas, considerando que o aparelho utiliza o mesmo painel presente no Xeneon Flex da Corsair, é provável que esses detalhes sejam revelados até o fim de 2022.

Fonte: The Verge