Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

IFA 2023: Lenovo lança seu 1º monitor com efeito 3D sem óculos

Por| Editado por Wallace Moté | 01 de Setembro de 2023 às 16h09

Link copiado!

(Imagem: Divulgação/Lenovo)
(Imagem: Divulgação/Lenovo)
Tudo sobre Lenovo

Além de trazer grandes novidades para o público gamer, a Lenovo aproveitou a IFA 2023, uma das principais feiras de tecnologia do ano, para apresentar novos produtos pensados para produtividade, educação e uso profissional. Entre eles, um dos que mais se destacou foi o ThinkVision 27 3D, monitor que, como o nome indica, oferece imagem tridimensional com um diferencial importante: o efeito funciona mesmo sem óculos especializados.

Por padrão, no modo 2D, as especificações do novo ThinkVision são robustas. Temos um painel IPS LCD de 27 polegadas, com resolução 4K de 3840 x 2160 pixels, taxa de atualização de 60 Hz, brilho típico de 310 nits e contraste razoável de 1000:1. Também são pontos fortes a alta precisão de cores com coberturas de 100% da gama sRGB, 99% da DCI-P3 e 99% da Adobe RGB, havendo desvios mínimos com Delta E < 2.

Continua após a publicidade

O grande trunfo do lançamento está na exibição de imagens 3D sem a necessidade de usar óculos dedicados. Para isso, o display do ThinkVision 27 3D embarca uma camada de lentes lenticulares, que fazem o cérebro do usuário enxergar profundidade ao projetar duas imagens intercaladas em ângulos levemente diferentes, bem como um sistema de câmeras encorpado para rastrear os olhos e manter o efeito funcionando adequadamente.

Com o recurso ativado, o painel sofre alterações, passando a entregar resolução de 1920 x 2160 pixels (o eixo horizontal é dividido para exibição das duas imagens 3D), com a taxa de atualização sendo dividida para cada olho, chegando assim a 30 Hz. A projeção tridimensional opera do jeito certo em ângulos de visão de 40°, e em uma distância entre 60 cm e 100 cm do display.

O gerenciamento é feito pelo programa 3D Explorer, que também permitirá a criação de conteúdo apropriado para a tela, enquanto a gigante afirma que disponibilizará um kit de desenvolvimento de software (SDK) para a criação de apps 3D. Um ponto de atenção é que, para poder tirar proveito do painel especial, donos do novo ThinkVision precisam de um PC encorpado. A fabricante recomenda ao menos CPUIntel Core i5 7400, placa de vídeo Nvidia GeForce GTX 1050, 16 GB de RAM e Windows 10.

Continua após a publicidade

A novidade funciona de maneira muito similar às tecnologias empregadas pela Acer e ASUS em alguns notebooks anunciados nos últimos três anos — ambas também apostaram em camadas de lentes lenticulares e rastreamento ocular, o que pode indicar que todas as marcas possuem o mesmo fornecedor. Seja como for, com a Lenovo entrando no segmento, as chances de que monitores 3D se popularizem cresce ainda mais.

Além do painel especial, o ThinkVision 27 3D também chama atenção pela variedade de conexões, que incluem duas portas HDMI 2.1, uma DisplayPort 1.4, USB-C para entrada de vídeo e dados, USB-C com Power Delivery de 100 W — suficiente para manter um ultrabook conectado e alimentado usando apenas um fio —, quatro portas USB-A 3.2 Gen 1 (com velocidade de 5 Gbps), conector P2 para fones de ouvido e RJ45, para internet via cabo.

Preço e disponibilidade

Continua após a publicidade

O Lenovo ThinkVision 27 3D tem disponibilidade prevista para fevereiro de 2024, com preço sugerido bastante salgado de US$ 2.999 — cerca de R$ 14.800 em conversão direta e sem impostos. Ainda não há informações sobre um possível lançamento no Brasil.