Publicidade

Como saber se o cabo do iPhone é original?

Por| Editado por Wallace Moté | 01 de Fevereiro de 2022 às 19h40

Link copiado!

Reprodução/NurPhoto
Reprodução/NurPhoto
Tudo sobre Apple

Importante acessório para os donos do iPhone, os cabos Lightning são peças facilmente encontradas no “mercado paralelo”. Se você tem dúvidas sobre a origem do item adquirido, o Canaltech te ajuda a diferenciar os produtos originais dos falsificados.

Embora sejam mais acessíveis do que os itens originais da Apple, os cabos paralelos podem causar vários problemas para o iPhone. Uma das possibilidades é o conector ficar quente ao ponto de danificar a entrada usada para a carregamento do dispositivo, ou até mesmo causar descargas elétricas que podem machucar o usuário.

Caso você já tenha comprado um cabo de origem “duvidosa”, há alguns detalhes que ajudam a descobrir se o produto é original ou falsificado. Confira os pontos que devem ser analisados durante essa “verificação”.

Continua após a publicidade

Informações na caixa

Todas as embalagens dos cabos originais do iPhone trazem informações que indicam que o produto é certificado pela Apple. Mesmo os acessórios fabricados por empresas terceiras usam o selo “Made For iPhone”, ou simplesmente “MFi”.

Contudo, esse detalhe não é suficiente para comprovar a originalidade da peça. Afinal, esses desenhos e ícones estão disponíveis no próprio site da marca e podem ser facilmente inseridos na caixa da peça falsificada.

Continua após a publicidade

Inscrições no cabo e número de série

O segundo passo para identificar se o cabo Lightning é original é observar as inscrições no próprio produto. Em geral, os usuários vão encontrar uma das seguintes informações:

  • “Design by Apple in California Assembled in China”;
  • “Design by Apple in California Assembled in Vietnam”;
  • “Design by Apple in California Indústria Brasileira”.
Continua após a publicidade

As descrições informando que o cabo foi desenvolvido pela Maçã e o país de origem devem estar escritas em cinza bem claro. Além disso, os produtos originais têm um número de série formado por 12 dígitos combinando números e letras.

É preciso ter bastante atenção a esses detalhes, pois os cabos falsificados podem trazer erros de ortografia. Tal como, as informações normalmente são escritas em tintas mais escuras para tentar enganar os consumidores.

Detalhes nos conectores

A Apple possui um grande cuidado com os acessórios originais. Além das gravações a laser para identificar os produtos, existem detalhes específicos que podem ser encontrados nos conectores Lightning e USB.

Continua após a publicidade

Ponta Lightning

A ponta do cabo Lightning original é composta por uma peça única com acabamento polido. Com 7,7 mm de largura e 12 mm de comprimento, a peça traz os contatos arredondados com detalhes dourados ou prateados e o painel frontal cinza/metálico.

Por outro lado, os cabos falsificados usam mais de uma peça e trazem acabamentos grosseiros. De larguras e comprimentos variáveis, os conectores podem ter contatos quadrados, uma superfície irregular e painel frontal branco ou preto.

Continua após a publicidade

Ponta USB

A ponta USB-A dos cabos certificados pela Apple tem intertravamentos com formato trapezoidal igualmente espaçados da borda. Além dos contatos banhados a ouro, as superfícies do conector e do isolador são polidas.

Começando a ganhar espaço no mercado de acessórios para produtos da Apple, a mesma regra do intertravamentos se aplica aos modelos de conectores USB tipo C. A única diferença é que o acabamento interno tem detalhes em branco.

Continua após a publicidade

Enquanto isso, os modelos paralelos trazem intertravamentos com ângulos retos e espaçamento irregular da borda. Apresentando contatos prateados, a superfície do conector pode ser irregular e o isolador ter entalhes ou recuos.

Adaptador micro USB

Muito usado por pessoas que possuem carregadores portáteis, os adaptadores de cabos micro USB certificados pela Apple trazem o símbolo USB gravado a laser. Então, a conexão entre o corpo da peça e o conector Lightning é embutida.

Continua após a publicidade

Já os adaptadores paralelos trazem o ícone do USB em relevo ou, às vezes, nem possuem o símbolo informativo. Ademais, entre o corpo da peça e o conector Lightning há um grande encaixe aparente.

Sempre compre cabos de lojas e marcas oficiais

Para evitar dores de cabeça ao comprar um cabo Lightning para iPhone ou outro tipo de produto da Apple, a melhor dica é adquirir os produtos da loja oficial. Outra opção é adquirir modelos originais vendidos e entregues por grandes varejistas.

Continua após a publicidade

A terceira sugestão é comprar os cabos diretamente de fabricantes parceiras que possuem o certificado MFi. Atualmente, a Anker, a Belkin e a i2Go são algumas das marcas com vendas de acessórios oficiais no Brasil.

Conseguiu descobrir se o cabo do iPhone que você possui é realmente original? Não esqueça de compartilhar esse conteúdo com mais pessoas que ainda não sabem diferenciar os produtos originais da Apple dos falsificados.

Fonte: Apple, Tech Recipes, iOS Hacker