CES 2024 | ASUS ZenScreen Fold é monitor portátil de tela dobrável
Por Renan da Silva Dores • Editado por Wallace Moté |

Junto aos diversos notebooks e aos óculos de Realidade Aumentada, a ASUS apresentou na CES 2024 o ZenScreen Fold OLED (modelo MQ17QH), monitor portátil que chama atenção por apostar em um display OLED dobrável. O acessório lembra bastante o Zenbook 17 Fold, mas sem contar com processamento, e promete oferecer elevada qualidade de imagem com alta precisão de cores em um pacote versátil bastante fino e leve.
- CES 2024 | ASUS anuncia novos periféricos gamer ROG; conheça
- CES 2024 | ASUS anuncia ROG NUC, sucessor oficial do Intel NUC
O novo monitor portátil da ASUS é muito similar ao Zenbook 17 Fold, mas aposta em um design refinado, com construção em metal e uma dobradiça em formato de gota, que seria responsável por praticamente impedir a formação de vinco na tela flexível. Com 17,3 polegadas, o display deixa clara a proposta premium ao embarcar especificações avançadas, e as características esperadas de um painel OLED.
Além da resolução Quad HD de 2560 x 1920 pixels, o monitor teria 100% de cobertura da gama de cores DCI-P3, oferecendo alta precisão de tons, e apresenta certificação DisplayHDR True Black 500, que assegura uma reprodução de conteúdos em HDR com picos de brilho de ao menos 500 nits. A taxa de atualização não é citada, o que sugere que temos 60 Hz, seguindo a média do mercado. Complementa a experiência avançada de visualização a espessura de 9,7 mm e peso de 1,17 kg, graças à ausência de computação e ao uso de OLED.
A ideia de oferecer um monitor portátil de tela dobrável visa não apenas entregar uma tela grande de fácil transporte, como também maior versatilidade: embarcando suporte integrado no corpo, o ZenScreen Fold pode ser posicionado na vertical ou na horizontal, e há um encaixe para tripé, que permite posicioná-lo de modo a complementar a tela de um notebook, por exemplo. Assim como outros dispositivos de tela flexível, também é possível usá-lo aberto ou em um estágio semiflexionado.
Fecham o pacote as conexões, que incluem uma porta mini HDMI, duas portas USB-C com sinal de vídeo e conector P2 para fones de ouvido, o app dedicado de gerenciamento, pelo qual diferentes modos de exibição estão disponíveis, e a caixa composta de materiais reciclados, parte dos esforços da marca de tornar os produtos mais sustentáveis.
Preço e disponibilidade
O ASUS ZenScreen Fold OLED ainda não possui uma previsão de lançamento e, segundo informações passadas pela marca a alguns portais, não será nada acessível — a expectativa é que o acessório seja vendido por volta dos US$ 2.000 (~R$ 10 mil).
Não se sabe se a novidade será trazida ao Brasil, mas considerando que o Zenbook 17 Fold chegou a ser comercializado por aqui, é possível que vejamos o ZenScreen Fold estrear no mercado brasileiro futuramente.