Publicidade

Carregador de 160 W da Oppo passa por certificação e pode ser vendido no futuro

Por| Editado por Wallace Moté | 27 de Janeiro de 2022 às 08h51

Link copiado!

Divulgação/Oppo
Divulgação/Oppo
Tudo sobre Oppo

A Oppo poderá apresentar em breve um novo adaptador capaz de recarregar baterias de forma ainda mais rápida no futuro. Certificações no órgão regulamentador chinês 3C confirmam a existência de um acessório com potência de 160 W, mas algumas características dele ainda são desconhecidas.

Identificado com o código VCK8HACH, o produto traz tensão de 20 V e corrente de 8 A, o que resulta nos 160 W. Mesmo que sejam capacidades bastante impressionantes, elas ainda ficam abaixo da tecnologia HyperCharge da Xiaomi, apresentada em 2021 — porém, o carregador de 200 W da concorrente nunca chegou a ser comercializado por preocupações quanto ao desgaste da bateria.

Continua após a publicidade

Ainda não se sabe qual dispositivo da Oppo poderá trazer suporte para os 160 W oferecidos pelo carregador. O próximo grande lançamento da marca deverá ser o modelo topo de linha Find X5 Pro, mas certificações anteriores já mostraram que ele virá com suporte para recarga de 80 W, e portanto não faria muito sentido disponibilizar o adaptador na caixa desse celular.

Por isso, é bastante provável que esse novo carregador seja disponibilizado apenas em um produto a ser revelado nos meses seguintes. Enquanto isso, outras marcas também estão se empenhando para aumentar a velocidade de carregamento em seus celulares: é o caso da Nubia, que deverá apresentar o Red Magic 7 com suporte para até 165 W.

Mesmo que a solução de 200 W da Xiaomi não tenha sido disponibilizada, a marca vem usando a tecnologia de carregamento rápido a 120 W desde o Mi 10 Ultra lançado em meados de 2020. A potência já foi levada até mesmo ao nicho intermediário pela marca com o Redmi Note 11 Pro Plus vendido na China e o Xiaomi 11i HyperCharge vendido na Índia, devendo se popularizar nos próximos meses enquanto a empresa prepara carregadores ainda mais poderosos para seus modelos mais caros.

Continua após a publicidade

Um desafio que deverá ser enfrentado pelas empresas que desejam implementar o carregamento super rápido é a vida útil das baterias. Em geral, os tanques podem ser degradados de forma mais rápida caso sejam submetidos a estresses mais extremos, o que pode reduzir a autonomia de carga após uma quantidade menor de ciclos. Além disso, as marcas também costumam investir na segurança dos procedimentos, para evitar que o aparelho sofra com superaquecimentos e outros efeitos mais graves durante o processo de recarga.

Fonte: Gizmochina