Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Vírus comum em nosso organismo pode prever intensidade e recuperação da covid-19

Por| Editado por Luciana Zaramela | 25 de Setembro de 2021 às 15h30

Link copiado!

kjpargeter/Freepik
kjpargeter/Freepik

Um recente estudo da Universidade de São Paulo (USP) sugere que um vírus presente no nosso organismo pode servir como biomarcador para covid-19. Trata-se do TTV (torquetenovírus), comum também em macacos e animais domésticos. Acontece que, segundo a descoberta dos pesquisadores, a concentração de TTV no organismo de um infectado pelo SARS-CoV-2 pode prever a intensidade e a recuperação da covid-19.

Para entender essa relação, o grupo analisou amostras de 91 pacientes com infecção pelo SARS-CoV-2 e de outras 126 pessoas que apresentaram alguns sintomas de gripe, mas que testaram negativo para a doença. Os cientistas perceberam que os níveis de TTV aumentaram nos infectados pela covid-19: quanto mais altos, mais tempo eles permaneceram doentes, enquanto a queda da carga viral foi acompanhada de resolução dos sintomas. Enquanto isso, nos indivíduos não infectados, a concentração de TTV ficou estável.

Continua após a publicidade

Com amostras coletadas de pacientes atendidos, os pesquisadores do IMT-USP analisam como varia a eliminação do SARS-CoV-2 ao longo do tempo em diversos fluidos corporais, entre eles sangue, urina e saliva. O grupo afirma que todos os pacientes incluídos na pesquisa tiveram quadros leves ou moderados de covid-19.  Já por meio de um questionário aplicado aos participantes, foi possível constatar que nenhum deles era portador de doenças que causam imunossupressão, como câncer ou Aids.

Em suma, os pesquisadores acreditam que a covid-19, ao provocar um desequilíbrio imunológico, pode levar a certo grau de imunodepressão. E isso favorece a replicação do TTV. No entanto, não há uma aplicação clínica direta para a descoberta. A ideia é analisar cada vez mais essa relação para que no futuro, isso possa contribuir para aprimorar o diagnóstico da doença em questão.

Fonte: Agência Fapesp