Publicidade

Windows tem bug que impede instalação limpa do sistema

Por  • Editado por  Douglas Ciriaco  | 

Compartilhe:
Igor Almenara/Canaltech
Igor Almenara/Canaltech
Tudo sobre Microsoft

A Microsoft confirmou haver um bug que impede a limpeza completa de um PC quando o Windows 10 ou Windows 11 é instalado. Quando o usuário roda o instalador de qualquer um dos dois sistemas, existe uma opção que mantém os arquivos e pastas e outra que deleta tudo completamente.

A falha foi detectada em fevereiro e impede que todos os arquivos sejam completamente eliminados do dispositivo. Fotos, vídeos, documentos e pastas sincronizadas com o OneDrive ou OneDrive for Business são mantidos intactos mesmo após a completa redefinição da máquina.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Segundo a Microsoft, o bug afeta o Windows 11 versão 21H2 e o Windows 10 versões 21H2, 21H1 e 20H2. Isso ocorre porque os arquivos são sincronizados com a nuvem, o que faz com que o sistema tente mantê-los também como uma cópia local. O conflito ocorre ao tentar fazer uma redefinição manual iniciada no Windows ou de forma remota.

Se você deseja formatar inteiramente o computador, deve se lembrar de interromper a sincronização com o OneDrive antes — fazer logout do serviço já resolve. Para quem já fez a reinstalação e ainda ficou com os arquivos antigos na pasta Windows.old, a solução é fazer o procedimento acima e depois deletar manualmente.

Sempre que algum arquivo não pode ser deletado na instalação do Windows, ele vai para essa pasta e fica por lá indefinidamente. Por enquanto, não há uma solução definitiva para o problema, mas a Microsoft promete lançar um patch em breve.

Fonte: Microsoft