Fim do Windows 7: veja 11 dicas para migrar de vez para o Windows 10

O dia 14 de janeiro de 2020 chegou e, com ele, o fim do Windows 7. Como a Microsoft já havia prometido, a versão do sistema operacional seria descontinuada nessa data. Felizmente, a empresa nem sequer pensou em deixar seus usuários na mão e começou a disponibilizar a atualização para a versão mais atual, o Windows 10.

Se você está um pouco perdido, não se preocupe! Preparamos um guia bem completo com tudo o que você precisa saber sobre o fim do Windows 7, e o que fazer para migrar dele para Windows 10.

Agora, se você já está firme e forte do Windows 10 ou em processo de adaptação à versão mais recente do sistema operacional, chegou a hora de descobrir alguns recursos existentes por lá que podem ser bastante úteis no dia a dia.

Ao contrário da sua maior concorrente, a Apple, a Microsoft não tem o costume de apresentar seus recursos escondidos para o grande público, mas é por isso que estamos aqui! Confira abaixo uma lista com 11 das melhores funções escondidas do Windows 10 e como usá-las:

1 - Fazendo uma captura de tela rápida

Vamos começar com a dica básica de uma ação que faz parte do dia a dia de muitos: a captura de tela. O famoso "print" pode ser feito de diversas formas do Windows 10, mas vamos ensinar duas delas:

Passo 1: a primeira, que não necessita de edição, exige que você apenas pressione as teclas do Windows, aquela que tem o ícone do sistema operacional, com a de Print Screen (PrtScr). Fazendo isso, todas as suas capturas vão automaticamente para uma pasta chamada "Capturas de tela" em "Imagens;

Passo 2: a segunda forma de fazer uma captura de tela no Windows 10 é apertar juntas as teclas Windows + Shift + S, abrindo então a ferramenta Snip & Sketch. Com ela aberta na sua tela, você precisa apenas usar o mouse para fazer o recorte, que pode ser quadrado ou livre. Essas opções aparecem logo no topo da tela. Escolhendo a área da captura, a imagem fica salva na área de transferência e basta apertar Crtl + V em algum programa para usá-la.

Imagem: Captura de tela/Natalie Rosa

2- No Windows 10, você pode abrir um menu Iniciar secreto

Outro recurso escondido do Windows 10, que vai te deixar menos triste com fim do Windows 7, é o menu Iniciar secreto, que conta com funcionalidades úteis e que precisam ser acessadas com certa frequência. Para descobrir o segredo desse menu, existem duas formas: pressionar as teclas Windows + X ou clicar com o botão direito no ícone do Windows do menu Iniciar que você já conhece.

Imagem: Captura de tela/Natalie Rosa

3- Você pode minimizar todas as janelas de uma vez, menos a que está ativa

Se você está com várias janelas abertas e, para não se distrair, quer deixar aberta só a que realmente está utilizando, você pode minimizar todas as outras de uma vez só. Para fazer isso no seu Windows 10, clique na barra de título da janela que você deseja permanecer maximizada, segure o clique e chacoalhe para todos os lados várias vezes, até que todas as outras sejam minimizadas diante de seus olhos.

4- Crie um evento sem precisar abrir o app Calendário

Do que seria feito um sistema operacional moderno se não fosse para trazer praticidade, não é mesmo? Entre os recursos escondidos no Windows 10 está a possibilidade de criar eventos na sua agenda, sem a necessidade de abrir o aplicativo Calendário. Veja como:

  • Na barra de tarefas do seu Windows, no canto inferior direito, clique no horário;
  • Agora, clique na data em que deseja adicionar um novo evento;
  • Insira o nome do evento, horário, localização e pronto!
Imagem: Captura de tela/Rafael Rodrigues

5- Desligue os aplicativos em segundo plano

Com aplicativos rodando em segundo plano no seu Windows 10, você consegue receber notificações e informações importantes para estar atualizado sempre, mesmo que não esteja usando o programa em questão. No entanto, isso pode consumir dados, caso esteja usando internet móvel, e a bateria do seu notebook.

Mas você pode controlar quais são os aplicativos que estão rodando de fundo para escolher quais deve fechar e quais precisa manter. Fazer isso é fácil: vá em "Configurações" no seu Windows 10, na sequência em "Privacidade" e "Aplicativos em segundo plano". Ao lado de cada aplicativo, você vai ver um botão para ativar ou desativar um app, basta escolher quais estarão ativos.

Imagem: Captura de tela/Natalie Rosa

6- Outra forma de navegar na barra de tarefas

Se você fixa seus programas mais usados na barra de tarefas, saiba que existe uma forma diferente de passar entre eles sem precisar usar o mouse. Para fazer isso, basta segurar a tecla Windows e pressionar o número correspondente à ordem dos programas fixados. Exemplo: você tem na barra de tarefas o Chrome e depois o Spotify, vai apertar o botão "1" para o Chrome ou o "2" para o WhatsApp. Junto com a tecla do Windows, claro, não se esqueça.

7- Sem mais anúncios no seu menu Iniciar

Assim que você começa a usar o Windows, o seu menu Iniciar, que é bem diferente do Windows 7, vai estar repleto de aplicativos sugeridos para a instalação, muitos deles sendo pagos. Se você não quer ver essas "sugestões", vá em Configurações > Personalização > Iniciar e, em "Mostrar sugestões ocasionalmente em Iniciar", desative o botão.

Imagem: Captura de tela/Natalie Rosa

8- O Windows 10 tem um modo foco para evitar distrações

Pessoas que se distraem fácil podem optar por usar o recurso Foco do Windows 10. Com ele, você não recebe notificações e consegue trabalhar ou estudar tranquilamente, sem interrupções. Para ativar a função faça o caminho: Configurações > Sistema > Assistente de Foco. Na sequência, você confere várias opções, como "Somente prioridade", "Somente alarmes", Regras Automáticas, entre outras, além da possibilidade desativar todas as notificações completamente.

Imagem: Captura de tela/Natalie Rosa

9- Mostrar extensões de arquivos no Explorador de Arquivos

O padrão da Microsoft é esconder a extensão dos arquivos no Explorador de arquivos, se tornando um pouco mais difícil encontrar o que deseja. Para resolver esse problema, você precisar cumprir pequenos passos:

  • No menu Iniciar, digite "Explorador de Arquivos", sem apertar enter, para ver "Opções do Explorador de Arquivos. Clique nele;
  • Agora, na aba "Modo de Exibição", procure pela opção "Ocultar as extensões dos tipos de arquivos conhecidos" e desmarque a caixa.
  • Clique em "Ok" e pronto!
Imagem: Captura de tela/Natalie Rosa

Existem outras opções úteis no "Opções de Explorador de Arquivos" que valem explorar!

10- Usar a barra de rolagem em aplicativos em segundo plano

Se você está usando vários aplicativos ao mesmo tempo, com duas ou mais janelas abertas em uma mesma tela, você não precisa alternar entre os apps para usar a barra de rolagem. No Windows 10, basta apenas posicionar a seta do mouse na janela que deseja rolar, sem precisar clicar nela.

A função já deve vir como padrão, mas se não funcionar no seu computador, faça a ativação no caminho: Configurações > Dispositivos > Mouse. Em seguida, marque a opção "Rolar janelas inativas quando eu focalizá-las com o mouse.

Imagem: Captura de tela/Natalie Rosa

11- Descobrindo quanto espaço os aplicativos estão tomando

Quanto mais aplicativos abertos, mais lento vai ficar o seu computador. Para descobrir quais deles estão exigindo mais da sua máquina, basta usar um recurso bem prático do Windows 10. Em "Configurações", vá em "Sistema" e depois em "Armazenamento". Procure por "Aplicativos e Jogos" para conferir a lista do tamanho de cada programa e, se quiser, deletar os mais pesados e que não são usados.

Imagem: Captura de tela/Natalie Rosa

E você, está pensando em migrar do Windows 7 para o Windows 10? Já conhecia estes recursos da versão mais recente do sistema? Deixe seu comentário abaixo.

Fonte: CNET

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.