Publicidade

Windows 11 vai formatar partições FAT32 de até 2 TB

Por  | 

Compartilhe:
Divulgação/Microsoft
Divulgação/Microsoft

O limite de 32 GB ao criar partições FAT32 será removido no Windows 11. Nesta quinta-feira (15), a Microsoft liberou uma nova versão experimental do sistema operacional que permite a formatação de unidades de armazenamento com o sistema de arquivos em até 2 TB.

A alteração veio à tona na compilação 27686 do Windows 11, já distribuída no canal Canary, que traz recursos mais novos e não oferece tanta estabilidade quanto a edição final do software. A atualização está disponível para quem se inscreveu no programa experimental Windows Insider.

Ao instalar a nova versão do sistema, os usuários contam com a possibilidade de criar partições FAT32 em cartões de memória, pendrives e demais unidades de até 2 TB, o teto do formato. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Contudo, essa opção está disponível apenas para quem realiza o processo pelo terminal do Windows, por meio de linhas de comando. No Explorador de Arquivos, a opção para formatar ainda coloca um teto de 32 GB para partições dessa categoria. 

O limite para arquivos de 4 GB também permanece, por ser uma restrição do próprio formato, e não da ferramenta para formatar unidades de armazenamento do Windows 11.

Ainda em fase de testes

Além da alteração na ferramenta de formatação, a Microsoft introduziu outras melhorias e soluções de bugs para usuários inscritos no ciclo de atualizações Canary.

Contudo, por ora, as novidades estão limitadas somente a participantes do programa Windows Insider. Além disso, não há previsão de aumento no limite de formatação em FAT32 pelo Explorador de Arquivos.

A expectativa é que as mudanças sejam implementadas na versão estável do Windows 11, disponível ao público em geral, ao longo dos próximos meses.