Publicidade

Windows 11 traz de volta informações sobre clima na barra de tarefas

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 09 de Dezembro de 2021 às 12h16

Link copiado!

Reprodução/Microsoft
Reprodução/Microsoft
Tudo sobre Microsoft

Mais uma atualização experimental do Windows 11 começou a ser distribuída nesta quarta (8). A Build 22518 é está disponível para membros do programa do Windows Insider cadastrados no Canal Dev, com novidades incluindo o “retorno” do Notícias e Interesses à Barra de Tarefas e aprimoramentos em acessibilidade para o Subsistema Windows para Linux (WSL) na Microsoft Store.

Goste você ou não, os widgets do Windows 11 vieram para ficar — e a Microsoft quer deixá-los mais atrativos. Nesta versão, a Barra de Tarefas do recebe um herdeiro do Notícias e Interesses do Win 10, construído de forma mais simples e posicionado na extremidade esquerda da tela.

Continua após a publicidade

O complemento apresenta a previsão do tempo atual da localização do usuário com um ícone — ensolarado, nublado, sol entre nuvens, chuvoso e por aí vai —, ao lado da temperatura atual. Clicar sobre ele, porém, abre a bandeja de widgets do sistema operacional, equipada com todo aquele conjunto de cartões de aplicativos e serviços da Microsoft que você pode não se importar tanto.

Quem organiza os atalhos da Barra de Tarefas à margem esquerda encontrarão o novo atalho para os complementos em versão reduzida, próximo do botão Visão de Tarefas, Chat e Pesquisa. O objetivo da Microsoft, claro, é dar mais opções para acessar a bandeja de widgets — talvez a recepção da novidade não tenha sido tão agradável.

WSL pode ser baixado pela Microsoft Store

Facilitando o processo de experimentação com o Subsistema Windows para Linux, a Microsoft agora distribui a ferramenta na Microsoft Store. A nova disponibilidade do software servirá tanto para atrair mais usuários para o recurso quanto facilitar a entrega de atualizações, já que ela está disponível através da loja.

O Canaltech está no WhasApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Novos comandos de voz

Em segundo lugar, mas igualmente importante, está a ferramenta Voice Access. Este recurso possibilitará que portadores de deficiência motora consigam navegar no computador usando somente a voz, seja para alternar entre aplicativos, acessar páginas da web ou redigir e-mails, por exemplo.

O Voice Access estará disponível em Configurações > Acessibilidade > Fala. Ativá-lo pela primeira vez requer o download de um modelo de reconhecimento de voz, então é necessário estar conectado à internet. Dá para permitir que o mecanismo seja inicializado junto ao sistema e habilitá-lo/desabilitá-lo rapidamente a partir dos atalhos Alt + Shift + C ou Alt + Shift + B.

Continua após a publicidade

A função estreará com exclusividade para o inglês dos Estados Unidos, então é necessário estar com o computador configurado para o idioma. A Microsoft não deu qualquer informação quanto a ampliação do recurso para outras línguas, mas considerando a importância da novidade, tomara que não demore.

Ficou interessado na novidade? Todos os comandos disponíveis no Windows 11 foram listados pela Microsoft na página de suporte. Confira as demais novidades do sistema operacional:

  • O Menu de Contexto agora apresenta novas opções com base no tipo de arquivo — “Instalar” quando clicado sobre arquivos INF; “Instalar Certificado” em CER e outros;
  • Emojis com tons de pele personalizados agora estão disponíveis no Canal Dev;
  • A data e hora da Barra de Tarefas agora aparece em todos os monitores que exibem a seção;
  • A seleção de Layout de Teclado foi aprimorada em desempenho e agora conta com material Acrílico.
Continua após a publicidade

Correções de bug experimentais

Muita coisa foi corrigida nesse pacote, como de costume da Microsoft. Seguindo a tradição, o Canaltech destaca os mais importantes da lista:

  • Corrigido o erro que causava o crash do Explorar.exe ao fixar sites na Barra de Tarefas;
  • Arrumado um erro que fazia o Pesquisa crashar;
  • Corrigido o problema que fazia o ícone de pesquisa nas buscas recentes aparecer como ícone de lixo para usuários com idioma de exibição em chinês;
  • Clicar com o botão direito em uma pasta e fechar e reabrir a janela do Explorador de Arquivos não deve mais crashar o Explorer.exe quando “executar como um processo separado” estiver habilitado;
  • A performance da navegação de pastas no Explorador de Arquivos foi aprimorada;

Assim como qualquer outra atualização do Windows, o pacote 22518 é distribuído gradativamente entre testadores. Vale dar uma olhadinha no Windows Update para fazer uma varredura por downloads pendentes, caso as novidades ainda não tenham aparecido no seu computador.

Continua após a publicidade

Fonte: Microsoft