Publicidade

Windows 11 testa caminho mais fácil para achar as especificações do PC

Por  • Editado por Bruno De Blasi | 

Compartilhe:
Divulgação/Microsoft
Divulgação/Microsoft

A versão de testes mais recente do Windows 11 criou um cartão para mostrar todas as especificações do sistema logo após abrir as configurações. A novidade permite acessar os dados rapidamente, sem passar por muitas telas. 

O cartão fica posicionado junto a outros quadros de acesso rápido do app Configurações, como atalhos para Wi-Fi, Bluetooth e mudança de papel de parede. O espaço traz informações sobre processador, quantidade de memória RAM, armazenamento interno e placa de vídeo, além de um atalho para as especificações completas. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Antes, era necessário abrir a tela de ajustes, acessar a aba “Sistema” e clicar em “Sobre” para chegar ao resumo dos componentes da máquina, o que poderia gastar alguns segundos preciosos em momentos de urgência. O novo ajuste facilita todo esse processo e pode ser bem útil para descobrir as specs de um PC que você não conhece, por exemplo.

Porém, a novidade está disponível apenas para testadores do canal Dev no programa Windows Insider. Caso você participe da iniciativa, basta instalar a build 26200.5622, enquanto não há uma previsão de lançamento na versão estável do Windows.

Atualização tem IA e recuperação rápida de PCs

Além do cartão de especificações, a build 26200.5622 trouxe novidades interessantes para correção de erros e para os PCs otimizados para IA.

A atualização inclui o Quick Machine Recovery (“Recuperação rápida de máquina”, em tradução livre), função que identifica e tenta corrigir automaticamente erros na inicialização do sistema. Há, também, um novo espaço para organizar os widgets do Windows em diferentes paineis.

Já os AI PCs ganharam um novo recurso para copiar um texto na web e criar um rascunho no Word com a ajuda da IA do Copilot. Vale ressaltar que todas as opções mencionadas apareceram somente no canal de testes.

Leia também:

Continua após a publicidade

VÍDEO: por que tudo agora tem Inteligência Artificial gratuita? É de graça mesmo? E a paga?