Publicidade

Windows 11 pode ganhar stickers para a Área de Trabalho e novo modo Foco

Por  • Editado por  Douglas Ciriaco  | 

Compartilhe:
Reprodução/Microsoft
Reprodução/Microsoft

A Microsoft prepara adesivos para o papel de parede da Área de Trabalho e melhorias importantes para o Assistente de Foco no Windows 11. Ainda bastante limitados, os recursos foram encontrados pelo recorrente informante Albacore, que no Twitter compartilhou capturas de tela que mostram pistas de como as novidades vão se funcionar.

Os novos stickers para papel de parede são um tanto misteriosos e bem limitados conforme os vazamentos de Albacore. O recurso foi encontrado em Configurações > Personalização > Tela de fundo e não se sabe exatamente como vai funcionar, mas talvez sirvam como pequenos “porta-retratos” virtuais para exibir fotos importantes na tela inicial do computador, parecido com um widget do abandonado Windows 7.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Porém, a novidade está cheia de limitações: múltiplos monitores ainda não são suportados, papeis de parede configurados para “Apresentação de slides” também não deixam o recurso funcionar e o wallpaper precisa estar ajustado para “Preencher”. Provavelmente, no entanto, essas limitações não devem persistir quando os stickers forem liberados para o público.

A outra novidade é a repaginada do Assistente de Foco — que futuramente terá o nome reduzido para “Foco”. Segundo o informante, a ferramenta de concentração será mais intimamente integrada ao Outlook e aplicativos do Windows, oferecendo um conjunto de opções bem mais profundo.

Para quem não conhece, o Assistente de Foco do Windows 11 permite silenciar notificações, avisos e alarmes do computador para não atrapalharem em momentos que demandam concentração máxima numa tarefa. Quando ativada, os avisos que chegam ao computador são colocados automaticamente na bandeja de notificações, mas sem emitir nenhum som, tampouco aparecer na tela.

A limitação, porém, está na ausência de escolha do nível de prioridade das notificações — o novo Foco não permite definir quais apps podem ultrapassar as restrições de silêncio. Além disso, ainda não é possível ativar o recurso, mas sem interferir nos alarmes.

Controle de bateria avançado

Para finalizar, o último achado do Albacore foi a página de “Sustentabilidade” no menu de Configurações do Windows 11. A função aparentemente serve para definir perfis de desempenho para otimizar o consumo de bateria e entender melhor como reciclar o computador caso ele esteja no fim da vida útil.

No topo desta seção, ícones que remetem a folhas aparentemente são um “Eco Score”, uma medida que ressaltará quão otimizado está o consumo de energia do computador. Esse elemento, porém, não funciona por enquanto.

Continua após a publicidade

Recursos em desenvolvimento

O perfil Albacore conseguiu acessar as funções antes mesmo de testadores, futucando o código do Windows 11. Considerando que as novidades parecem não funcionar como deveriam, é provável que a Microsoft ainda trabalhe nelas antes de liberar para membros do programa Windows Insider — primeiro, aqueles inscritos no Canal Dev.

Vale ressaltar que a Microsoft terá uma abordagem um tanto mais “experimental” no Canal Dev do Windows Insider de agora em diante. Recursos introduzidos nessa versão podem nunca ser lançados para o público geral, então usuários de versões de teste poderão conhecer conceitos que a marca desenvolve com mais frequência.

Fonte: Albacore (1, 2)