Windows 11 "Government Edition" promete ser simples, mas é falso
Por André Lourenti Magalhães |

Uma versão “Government Edition” do Windows 11 viralizou no X (antigo Twitter) ao prometer um sistema operacional mais leve, sem aplicativos pré-instalados e otimizado para rodar em computadores com hardware mais limitados. Porém, se trata de uma versão não oficial do sistema e não é recomendado baixá-la.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Bloco de Notas ganha corretor ortográfico 40 anos após o lançamento
Perfis na rede social destacam que a O “Government Edition” (“Edição Governamental, em tradução livre) remove todos os apps da Microsoft, incluindo a loja e o antivírus Defender, além de excluir rastreadores de telemetria para melhorar o consumo de RAM. Um dos prints mostra a tela “Sobre o Windows”, que menciona a versão Windows 11 Enterprise G.
Porém, uma análise dos arquivos mostra que a versão é falsa: o sistema operacional é baseado no Windows 11 Pro e combina alguns elementos da edição Enterprise G, uma versão do Windows 10 criada especialmente para o governo da China em 2017.
Problemas identificados
O perfil @winload_exe, no Mastodon, destrinchou o ISO usado pelo Windnows 11 Government Edition e apontou uma série de motivos para não usar o serviço. De acordo com a conta, o perfil que criou a versão do sistema operacional usou o serviço não oficial Massgrave para instalar os arquivos.
O autor também usou alguns scripts para remover os apps nativos do Windows durante a instalação e apagar qualquer registro do tipo. Por fim, o Enterprise G deveria ser usado no idioma chinês, mas aparece em inglês nos prints.
Por que você não deve instalar o Government Edition
Existem duas razões principais para não baixar a versão do Windows. A primeira delas é porque não há um caminho oficial de download: os pacotes são oferecidos em arquivos de torrent ou pastas no Google Drive, sem muitas verificações de segurança, o que abre brecha para a presença de malwares ou outros conteúdos maliciosos.
Além disso, não é recomendável instalar o Windows a partir de fontes não oficiais, como é o caso do Massgrave, pois existe o risco de instalação de spywares e acesso total aos arquivos do sistema.
Não existe uma versão do Windows para agências governamentais — a Microsoft recomenda o uso da versão Enterprise do sistema operacional. Além disso, você pode conferir algumas dicas para deixar o sistema operacional mais seguro.