Windows 11 em breve vai mostrar qual programa gasta mais bateria do PC
Por Igor Almenara • Editado por Douglas Ciriaco |

O Windows 11 experimenta uma nova seção de gerenciamento de bateria ainda mais detalhada. Numa recente atualização liberada para testadores do Canal Dev, a seção "Energia e Bateria" foi retrabalhada e passou a mostrar o consumo de energia de cada aplicativo, segundo demonstrou um informante do Twitter.
- Google lança versão completa do app Nearby Share para Windows
- Corrigir problemas do Windows 11 vai ficar mais fácil em breve
Segundo os prints do usuário @PhantomOfEarth, no futuro, aparentemente até para computadores que não dependem de bateria poderão conferir os dados coletados pela seção.
A seção deve oferecer gráficos de consumo na tomada e na bateria separadamente, dando ao usuário uma visão mais apurada sobre o histórico do computador. A área também terá suporte para diferentes períodos, destacando também o tempo de tela ligada/desligada, emissões geradas pelo computador e o tempo gasto em suspensão.
A nova área não funciona 100%, porém. Como está em fase de testes, atualmente vários dos campos dedicados a exibição de dados aparece em branco, tais como "Total de energia" e "Emissões".
Função em desenvolvimento
A revisão da área "Energia e Bateria" não foi anunciada formalmente pela Microsoft, então não pode ser acessada por vias convencionais. Os testadores precisam utilizar uma ferramenta de experimentação chamada ViVeTool para ativar o recurso.
Por se tratar de uma função ainda em desenvolvimento e sequer disponível oficialmente para testadores, bugs devem ser bem recorrentes. Se for utilizar a ferramenta, é interessante que todos os dados importantes do seu computador estejam devidamente guardados.
Disponível no Canal Dev
A novidade foi encontrada escondida na prévia do Windows 11 distribuída no Canal Dev, então é impossível afirmar quando a novidade vai ser lançada de forma definitiva. De toda forma, é possível que o retrabalho seja parte do pacote Moment 4, previsto para chegar entre setembro e outubro deste ano.