Windows 10X | Conheça o novo Windows para dispositivos de duas telas

Por Natalie Rosa | 02 de Outubro de 2019 às 19h50
Reprodução
Tudo sobre

Microsoft

Saiba tudo sobre Microsoft

Ver mais

A Microsoft apresentou nesta quarta-feira (2) novos dispositivos Surface com duas telas, o Surface Neo e o Surface Duo, além de um novo sistema operacional.

Batizado de Windows 10X, a novidade será instalada no Surface Neo, tablet de duas telas que chega ao mercado no fim do ano que vem, sendo o sistema personalizável para a tecnologia.

Como a companhia anunciou no evento, o Windows 10X é um sistema operacional novo, mas nem tanto. Ele se trata de um Windows 10 customizável e com interface exclusiva para uma melhor experiência com os novos dispositivos dobráveis de duas telas.

Imagem: Reprodução

Nova interface

Com o Windows 10X, as Live Tiles não existirão mais, entregando seu espaço para um novo menu Iniciar mais simplificado, exibindo os aplicativos com os clássicos ícones. Ao iniciar um app, ele vai aparecer primeiramente em um lado do dispositivo. Para abri-lo nas duas telas, será preciso apenas arrastar a janela do app para a borda central entre as duas telas e soltar.

Teclado

O usuário ainda poderá usar o Surface Neo acoplando um teclado físico, que pode ser usado em cima de uma das telas ou de forma externa. Uma vez conectado, o Windows 10X exibe uma espécie de versão aprimorada do TouchBar, presente em MacBooks da Apple, com botões e um trackpad, além de uma parte da tela disponível para reproduzir vídeos.

Ainda falta mais de um ano para o lançamento do Surface Neo, então resta bastante tempo para que os desenvolvedores adaptem seus aplicativos para o novo Windows 10X.

Assista à apresentação do novo sistema operacional:

Fonte: How To Geek

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.