Windows 10 está exibindo anúncios no Explorador de Arquivos; veja como remover

Por Sérgio Oliveira | 10.03.2017 às 10:15

Lançado há praticamente dois anos e com uma adoção surpreendente dos usuários, podemos dizer que a maioria das instalações do Windows 10 são legítimas e a Microsoft já fez um bom dinheiro com o sistema. Mas parece que isso não é suficiente, e a companhia resolveu exibir anúncios no Explorador de Arquivos numa tentativa de aumentar sua receita.

A descoberta foi feita por um usuário do Reddit, que recebeu uma oferta de assinatura do OneDrive na cara quando abriu o Explorador de Arquivos do Windows 10. Apesar de estarem previstos nos termos de uso e privacidade do sistema operacional da Microsoft, os anúncios surgem de maneira inesperada e intrusiva. Inclusive, em sua publicação, o usuário disse já ser assinante do Office 365, que inclui um plano do OneDrive, o que nos leva a crer que estamos diante de uma publicidade mal direcionada.

Propagandas estão começando a surgir no Explorador de Arquivos do Windows 10 oferecendo, aparentemente, assinaturas dos mais diversos tipos de produtos da Microsoft. Na imagem, oferta do OneDrive que apareceu para um usuário do Reddit
Propagandas estão começando a surgir no Explorador de Arquivos do Windows 10 oferecendo, aparentemente, assinaturas dos mais diversos tipos de produtos da Microsoft. Na imagem, oferta do OneDrive que apareceu para um usuário do Reddit (Reprodução: Tall_Ships_for_Life/Reddit)

De acordo com o pessoal do Thurrott, esse tipo de propaganda, que começou a aparecer com o Anniversary Update, deve se tornar mais comum depois que o Creators Update se tornar público. Não sabemos até que ponto a Microsoft está disposta a tornar seu sistema -- que até agora tem funcionado muito bem, diga-se de passagem -- num outdoor publicitário, mas sabemos que é possível removê-los do seu computador.

Para isso, numa janela do Explorador de Arquivos, clique na aba "Exibir" na parte superior, depois em "Opções" e finalmente em "Alterar opções da pasta e pesquisa".

Acesse as opções de pasta e pesquisa do Explorador de Arquivos para desativar as propagandas
Acesse as opções de pasta e pesquisa do Explorador de Arquivos para desativar as propagandas (Captura de tela: Sergio Oliveira)

Na aba "Modo de exibição", procure pelo item "Mostrar notificações do provedor de sincronização" na lista de "Configurações avançadas" e desmarque-o caso esteja marcado. Pronto, agora é só clicar no botão "OK" para se livrar dessas propagandas no Explorador de Arquivos do Windows 10.

Feito isso, é só desmarcar a opção indicada na imagem para se livrar de vez dos anúncios intrusivos nas janelas do seu Windows 10
Feito isso, é só desmarcar a opção indicada na imagem para se livrar de vez dos anúncios intrusivos nas janelas do seu Windows 10 (Captura de tela: Sergio Oliveira)

Fonte: Reddit, Thurrott