Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Usuário faz Windows 11 rodar com o visual do Windows 7 de graça

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 12 de Fevereiro de 2024 às 12h08

Link copiado!

Reprodução/Reddit
Reprodução/Reddit
Tudo sobre Microsoft

Um usuário no Reddit conseguiu personalizar o Windows 11 para ficar com o mesmo visual da versão 7 do sistema operacional, lançada em 2009, sem gastar nada. Enquanto muitos softwares pagos executam a mesma função, o perfil de nome PandaMan12321 modificou toda a interface com aplicativos gratuitos e de código aberto.

O resultado é bem fiel à interface gráfica Windows Aero, introduzida no Windows Vista — porém sem os perrengues de usar o SO na época. É possível notar as abas com efeitos de transparência e cantos arredondados, além de versões antigas dos ícones dos aplicativos, como o Google Chrome e o Windows Media Center.

O resultado é fiel, mas bem trabalhoso: mais de 10 aplicativos e temas foram usados para trazer o visual nostálgico ao Windows 11 e todos os softwares estão listados na publicação original. Existem aplicativos avançados de personalização do sistema, como o WindowsBlinds e o StartAllBack, mas ambos só oferecem acesso total às ferramentas na versão paga.

Continua após a publicidade

Do Windows Aero ao Fluent Design

A Microsoft normalmente traz grandes mudanças visuais na troca de gerações do Windows, evidenciados nas interfaces gráficas. O Windows Aero, com todas as bordas transparentes, chegou no Windows Vista como uma grande mudança em relação ao visual de cores fortes e sólidas da versão XP, mas esbarrou em alguns problemas de performance para a maioria dos PCs.

A Gigante de Redmond manteve o visual para o Windows 7, mas depois mudou a interface gráfica para a Metro UI na versão 8, com todo o design centrado em blocos. Por fim, os Windows 10 e 11 adotaram a linguagem Fluent Design para o visual do sistema, com foco em gradientes e transições suaves entre telas.

Continua após a publicidade

O suporte oficial ao Windows 7 foi encerrado em 2020, mas a versão do sistema operacional ainda é a terceira mais usada no mundo, de acordo com dados do site Statcounter.