Seu Windows está demorando para abrir algumas pastas? Veja como resolver

Por Sérgio Oliveira

Há muito tempo o Windows é criticado por sua lentidão quando comparado com distribuições Linux e Mac OS, uma fama que começou nos primórdios do sistema e se perpetua até os dias atuais no Windows 10.

Também não é para menos: mesmo PCs com processadores potentes e com memória RAM de sobra para executar os mais pesados jogos disponíveis no mercado ainda penam para abrir algumas pastas específicas e apresentam uma estranha lentidão.

Qual a explicação disso?

As lentidões e travamentos do sistema operacional da Microsoft tiveram seu ápice quando o detestável Windows Vista foi lançado. Naquela época, foi incluído um recurso no Explorador de Arquivos que permite definir que tipo de conteúdo uma determinada pasta contém para, dessa forma, otimizar a exibição deles.

Por exemplo: é possível definir que uma pasta qualquer armazena arquivos musicais do tipo MP3, WMV e afins para que o Windows os exiba em um formato específico (nesse caso, em lista e com as colunas de artista, álbum, duração e formato habilitadas). O pior de tudo é que mesmo que você não indique que tipo de conteúdo está armazenado ali, o Windows utilizará uma ferramenta chamada Descoberta Automática de Tipo de Pasta para lidar com o assunto.

O que essa ferramenta faz é percorrer todos os arquivos de uma pasta, analisando suas extensões a fim de determinar em que classificação ela se encaixa. É algo que funciona muito bem para diretórios com poucos arquivos, mas que pode facilmente se tornar numa armadilha quando há uma quantidade gigantesca de arquivos.

Como você deve imaginar, é justamente essa necessidade de verificar todos os arquivos que causa a lentidão a que muitos se queixam. Se você é vítima desse problema, alegre-se! Solucioná-lo é mais simples do que parece e nós ensinamos a acabar com esse sofrimento agora mesmo.

Como mudar a otimização de uma pasta

Agora que você já sabe o que está acontecendo com aquela pasta que insiste em travar seu Windows, é chegada a hora de acabar com o problema. Para isso, localize a pasta problemática, clique com o botão direito do mouse sobre ela e selecione a opção "Propriedades".

Localize a pasta que vem travando o seu Windows e acesse as propriedades dela

Localize a pasta que vem travando o seu Windows e acesse as propriedades dela (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Na janela de propriedades, mude para a aba "Personalizado".

Alterne para a aba de personalização para mudar o tipo de pasta

Alterne para a aba de personalização para mudar o tipo de pasta (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Nesta aba, perceba que há uma opção chamada "Otimizar esta pasta para" com uma lista de opções. Clique sobre ela e escolha a opção "Itens gerais".

Altere o tipo de otimização na lista de opções na primeira seção da aba

Altere o tipo de otimização na lista de opções na primeira seção da aba (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Se você quiser, também é possível aplicar a alteração a todas as subpastas contidas ali. Para isso, marque a opção "Aplicar este modelo também a todas as subpastas" na caixa de seleção.

Caso outras pastas dentro dessa estejam ocasionando travamentos, selecione a opção para aplicar as alterações às subpastas

Caso outras pastas dentro dessa estejam ocasionando travamentos, selecione a opção para aplicar as alterações às subpastas (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Pronto, depois disso confirme as alterações no botão "OK". Agora, abra a pasta problemática e perceba que ela está carregamento perfeitamente bem, não engasgando ou travando mais o sistema como costumava fazer. Caso tenha mais alguma pasta com esse mesmo problema, execute a mesma rotina e corre para o abraço.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.