6 sinais de que está na hora de substituir seu PC velho

Por William Nascimento

Infelizmente, assim como quase todos os eletrônicos, os computadores também ficam 'atrasados' com o passar do tempo. Novas tecnologias são lançadas, hardwares mais potentes e sistemas mais eficientes são disponibilizados no mercado de maneira regular, o que faz com que muitos computadores deixam a desejar em alguns quesitos.

Se você possui um computador há alguns anos, talvez seja a hora de pensar sobre a substituição dele. Abaixo, listamos seis sinais de que está na hora de substituir seu PC velho por outro mais novo.

Sistemas operacionais

1. Você não pode instalar o sistema operacional mais recente

No passado, as novas versões dos sistemas operacionais não eram uma grande prioridade para muitos usuários. Mas, os tempos mudaram e ter um computador com o sistema mais recente pode trazer um melhor desempenho em relação a outras versões. Além de garantir melhor eficiência, o novo sistema pode proteger seu computador contra ameaças nocivas à sua máquina.

No entanto, para obter um sistema operacional recente, é preciso respeitar os requisitos mínimos de hardware para que ele possa ser instalado e executado de maneira satisfatória, melhorando o desempenho ao invés de prejudicá-lo. Se seu computador tem o Windows XP instalado, por exemplo, é provável que ele apresente um hardware limitado, caso não tenha sofrido nenhum upgrade. Sendo assim, se você optar pelo SO mais recente, o Windows 10, poderá se deparar com uma grande frustração: seu PC não suporta o novo sistema. Talvez, essa seja uma ótima oportunidade para substituí-lo por um computador com Windows 10 de fábrica.

Um sistema atual trará ao seu computador atualizações importantes, corrigindo bugs e adicionando novas funcionalidades.

Computador

2. Você não pode instalar e executar programas mais recentes

Aquele software que você utiliza para trabalhar sofreu uma atualização e não é mais compatível com o seu computador? Uma nova versão da sua franquia favorita de game não funciona em seu PC? Se isso estiver acontecendo, está na hora de pensar na substituição de sua máquina.

Muitos profissionais precisam atualizar seus softwares regularmente para que consigam manter seus projetos em alto nível de apresentação. O Adobe Photoshop, por exemplo, exige especificações mínimas relativamente modestas, no entanto, para que ele funcione em um nível decente de desempenho, é preciso que seu computador tenha boas configurações.

Jogos mais recentes normalmente são um excelente divisor de águas entre computadores antigos e novos. Ao passar do tempo, os novos games vão exigindo maior poder de processamento, monitores com melhor qualidade de imagem e gráficos primorosos. Se você estava acostumado a se divertir com um determinado jogo, mas agora uma nova versão não executa em seu PC, talvez seja o momento ideal para que você atualize sua máquina.

Computador

3. Você perde muito tempo por causa da lentidão do seu computador

Lentidão pode ser algo difícil de definir, visto que é algo bastante relativo de um usuário para outro. Há diversas maneiras do seu computador ser lento, desde o processo de inicialização do sistema até a execução de algum programa. A partir do Windows 8, a Microsoft tem acelerado o processo de inicialização de seu sistema, impactando positivamente os usuários.

No entanto, não é somente este processo que é importante. De que adianta ter um computador que inicia rapidamente, mas que demora consideravelmente para abrir um simples programa? É claro que ferramentas de limpeza de sistema podem melhorar esse problema, mas provavelmente não irão resolvê-lo.

Um dos principais motivos para que seu computador comece a apresentar lentidão é a eficiência do hardware. O HD, memória RAM, placa gráfica, placa mãe, entre outros componentes, podem ter sido suficientes para executar programas do passado, mas agora sofrem para trabalhar com os softwares atuais.

Computador

4. Você não pode conectar qualquer coisa em seu PC

Com o passar dos anos novos periféricos vão sendo lançados no mercado. Antigamente era fácil encontrar computadores que suportavam entrada de disquetes, mas não de pendrives. Entradas VGA eram comuns para conexão de monitores, sendo que atualmente o padrão HDMI é mais moderno e oferece melhor qualidade.

A substituição dos computadores é necessária para que as novas conexões possam ser utilizadas. Monitores 4K, roteadores com novos padrões de conectividade e USB-C são algumas das novas conexões existentes no mercado. Certamente, se você tem um computador com vários anos de vida, é provável que ele não suporte nenhuma dessas novas tecnologias. Caso você não seja um especialista em conexões, a melhor maneira de resolver essa questão é substituindo seu PC.

Computador

5. Você está utilizando os recursos de seu computador no limite

Se o disco rígido de seu computador está no limite e, ao abrir o Gerenciador de Tarefas, notou que a memória RAM está toda consumida, você está com sérios problemas. Isso, com certeza, está afetando o desempenho de seu computador e, consequentemente, sua produtividade ao utilizá-lo.

Quando o uso da CPU rotineiramente atinge 80% ou mais, isso é sinal que você está atingindo o limite máximo que o hardware de seu computador pode aguentar. É claro que você pode adquirir um HD externo ou até mesmo instalar mais memória RAM, mas é preciso analisar se a placa-mãe ou outros componentes suportarão os novos recursos. Por exemplo, se a placa-mãe do seu computador suporta até 4 GB de memória RAM e você já possui um pente de 4 GB, não há muito o que fazer.

6. Você passa mais tempo solucionando os problemas de seu PC do que o utilizando

Um outro sinal de que está na hora de você substituir seu PC velho é o tempo que você passa ajustando e solucionando os problemas dele. Quanto mais velho é o computador, mais problemas ele apresentará.

Barulhos na fonte de alimentação, superaquecimento do processador, travamento no disco rígido, falhas no drive de CD-DVD, entre outros problemas podem acontecer constantemente. O tempo que você 'perde' solucionando essas falhas pode ser consideravelmente grande. Caso sua vida seja cheia de afazeres, provavelmente você não terá tempo suficiente para solucionar tudo o que aparecer. Sendo assim, há apenas duas soluções: trocar o computador ou 'interná-lo' por diversas vezes em empresas de manutenção de computadores.

Mas e se você não tem dinheiro suficiente para comprar um novo computador, há algo a ser feito? Alguns dos problemas apresentados em PCs velhos podem ser resolvidos com apenas alguns upgrades. Por exemplo, caso você tenha um monitor HDMI e queira conectá-lo ao seu computador com entrada VGA, poderá adquirir um adaptador. Outro bom exemplo é fazer upgrades em componentes como placa-mãe, placa gráfica, HD e memória RAM. Essas medidas podem dar uma vida útil maior para o seu computador. Caso contrário, economize e aventure-se em uma nova máquina.

Fonte: http://www.makeuseof.com/tag/7-signs-time-to-replace-old-pc/