Seu fone de ouvido funciona só de um lado no PC? Aprenda como resolver isso

Por Redação

Há um problema que gera um certo incômodo para usuários de fones de ouvido que é quando o aparelho só funciona de um lado quando conectado a um PC. Ao plugar os fones na entrada P2 do computador, o som só é emitido por uma das saídas do acessório, deixando a outra completamente muda.

O problema pode estar nos fones ou não, por isso, antes de descartar esse acessório, é recomendado fazer alguns testes para conferir onde está o problema. Às vezes, esse erro ocorre devido a uma configuração do Windows. Basta então desinstalar e instalar um novo driver para a placa de vídeo.

Veja a seguir como resolver.

1. Baixe o driver de áudio mais recente

Os drivers são programas pequenos responsáveis pela comunicação entre o software com o hardware. Sem eles, nenhum componente funcionará corretamente. Desse modo, se o driver do seu computador estiver apresentando algum problema, instalar a versão mais recente poderá resolver essa falha. Prefira sempre fazer o download dos arquivos através do site oficial indicado pelo fabricante do produto, assim haverá um risco muito menor da sua máquina ser infectada com um vírus, por exemplo.

Caso você não possua nenhuma placa de som dedicada instalada em seu computador, o áudio é processado por uma placa embutida diretamente em sua placa-mãe. Dessa forma, para baixar o driver de áudio mais recente, você deverá acessar o site da fabricante da sua placa-mãe e buscar pelo modelo exato que está instalado em sua máquina.

Depois disso, haverá uma seção ou aba chamada "Drivers" ou "Downloads". Nessa página, você deverá procurar pelo driver de áudio e instalá-lo em sua máquina. Preste atenção apenas para qual versão do Windows o programa foi desenvolvido. Caso baixe um driver que não seja compatível com a versão do seu sistema operacional, o software nem sequer vai ser instalado. Outro ponto que merece atenção é a data de publicação do driver. Baixe sempre o que tiver a data mais recente.

Se estiver com dificuldades para encontrar os drivers da placa-mãe, faça uma pesquisa no Google. Os primeiros resultados deverão transferi-lo diretamente à seção específica no site da fabricante.

2. Use o driver genérico do Windows

O Windows tem vários drivers genéricos que funcionam para a maioria dos usuários. Caso você seja um usuário doméstico comum e não use os recursos avançados de sua placa de som, muitas vezes apenas o driver genérico pode funcionar. Porém, para utilizá-lo, é necessário desinstalar o driver dedicado.

Para fazer isso, siga os passos a seguir:

Passo 1. Você deve usar a combinação das teclas "Windows + X" e escolher a opção "Gerenciador de dispositivos".

fone de ouvido

Passo 2. Uma janela pequena então vai se abrir. Procure pela opção "Controladores de som, vídeo e jogo" e clique sobre a seta ao lado esquerdo do título. Novos itens vão surgir. Clique então sobre o dispositivo de áudio com o botão direito e selecione a opção "Desinstalar".

fone de ouvido

Passo 3. Depois reinicie o computador e verifique se o problema foi resolvido.

3. Configurações de volume

Um outro motivo que pode causar esse problema é que o Windows pode estar configurado de forma errada apenas para saída de som por um dos dois lados. Para fazer essa verificação:

Passo 1. Clique com o botão direito sobre o ícone de alto-falante, que está localizado no canto inferior direito da tela ao lado do relógio do Windows. Em seguida, selecione a opção "Dispositivos de reprodução".

fone de ouvido

Passo 2. Depois disso, clique novamente com o botão direito sobre a opção que representa o seu fone de ouvido e acesse "Propriedades".

fone de ouvido

Passo 3. Vá até a aba "Níveis" e clique sobre "Balanço". Verifique então se as duas opções estão posicionadas no máximo.

fone de ouvido

Caso não estejam, configure-as para o máximo e clique sobre o botão "OK". Talvez assim o problema seja resolvido.

4. Outros problemas

Em outros casos, infelizmente, o problema pode ser causado por mau contato na entrada do fone ou por um defeito no próprio fone de ouvido, que pode ter tido os fios rompidos. Nesse caso, a única alternativa é trocar o acessório.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.