Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Rumor | Cortana deve mudar de nome para refletir novas funções

Por| 09 de Março de 2020 às 12h15

Link copiado!

Divulgação
Divulgação

Tchau, Cortana. Olá, “Microsoft 365 Assistant”. Esse deve ser o nome depois do novo batismo da até então assistente virtual da Microsoft, segundo rumores levantados pelo jornalista especializado em assuntos relacionados à empresa, Brad Sams. Ele inclusive já indica que funcionários da companhia fundada por Bill Gates já estejam adotando a mudança para o novo nome.

“Internamente, a Microsoft já vem se referindo à Cortana como ‘Microsoft 365 Assistant’ há algum tempo e, francamente, eu não me surpreenderia se a assistente passasse por esse rebranding publicamente”, aponta o especialista em um texto publicado no Petri. “‘Cortana’, que é o nome de uma personagem da série de jogos Halo, já não faz mais muito sentido. E considerando o quanto a companhia vem empurrando a marca Microsoft 365 e mudando o curso da Cortana para a produtividade, o ‘Microsoft 365 Assistant’ se torna um nome mais lógico”.

Sams se refere, evidentemente, aos recentes anúncios de que a Microsoft estaria mudando o funcionamento da Cortana para destoar de concorrentes como Alexa (Amazon), Siri (Apple) e Google Assistente (Google). Ao invés de competir com essas empresas pelo mercado de assistentes virtuais, a Cortana está aos poucos virando uma ferramenta interna do Windows 10, focada na produtividade do usuário.

Continua após a publicidade

Uma das mudanças esperadas para a Cortana é a perda de suas capacidades de gerenciamento de dispositivos smart home: recentemente, a Microsoft indicou que não será mais possível fazer com que ela atenda a pedidos como “apague a luz” ou “ligue o ar-condicionado” por meio de sua interface no desktop. Versões móveis da assistente, porém, ainda poderão conduzir tais tarefas.

Brad Sams também levanta outra ideia: ao final de 2019, a Microsoft anunciou o Surface Earbuds, o par de fones que levam a marca da linha de tablets da empresa. Poucas semanas depois, porém, ela anunciou o adiamento no lançamento do produto. O jornalista argumenta que esse adiamento se deu para que os detalhes relativos às ações de produtividade ainda pudessem ser melhor implementados — e durante uma demonstração, um usuário do Surface Earbuds foi visto abrindo e-mails e navegando em slides de PowerPoint por um controle no próprio fone. É de se especular, então, que essa integração de controle se dê pela Cortana/Microsoft 365 Assistant.

Há também a possibilidade de a Microsoft aprimorar essas funções para o Microsoft Teams, a ferramenta da empresa que funciona de forma similar ao Slack. Sams diz em seu texto que é plano da empresa implementar ferramentas de produtividade na aplicação, fazendo que com que a Cortana interaja com ela e faça coisas como compartilhar arquivos e alterar fluxos de trabalho.

Continua após a publicidade

Até aqui, porém, tudo não passa de especulação. A Microsoft manteve o silêncio quanto as possibilidades levantadas. Mas, considerando o volume de dados de usuários do Windows 10, as possibilidades de integrar um agente dentro do sistema certamente colocaria a Microsoft em uma posição de inovação, exibindo funções que assistentes concorrentes hoje não possuem.

Por ora, é provável que as mudanças previstas na Cortana apareçam — ou comecem a aparecer — com a chegada da atualização 20H1 do Windows 10, programada para algum momento entre abril e maio de 2020.

Fonte: Petri