Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Qual é a melhor versão do Windows para jogos?

Por| Editado por Bruno Salutes | 19 de Novembro de 2022 às 13h00

Link copiado!

Florian Olivo/Unsplash
Florian Olivo/Unsplash

O sistema operacional da Microsoft é conhecido, dentre muitas coisas, por ser ideal para os fãs de games, mas uma dúvida pode surgir: qual é a melhor versão do Windows para jogar? Com tantas versões, é importante saber os prós e contras de cada uma.

Muitas funções do computador são necessárias para que os jogos funcionem propriamente, mas poucas pessoas consideram qual o melhor sistema operacional (SO) na hora de definir onde jogar. Confira algumas informações sobre as versões 7, 10 e 11 do Windows e descubra qual a melhor para curtir jogos no PC.

Qual a melhor versão de Windows para jogar

Continua após a publicidade

Mesmo sistemas antigos podem oferecer um espaço para jogar, mas é importante estar atento ao avanço da indústria, compatibilidade e usabilidade dos sistemas.

Windows 7

Um bom ponto de partida para a discussão é responder à pergunta: o Windows 7 ainda é um sistema operacional viável para jogos? A resposta é sim, mas com ressalvas. Conforme novas versões do SO surgiram, melhor ficou o funcionamento do sistema, em especial a otimização do uso da memória RAM, essencial para jogos.

O problema maior, no entanto, não é esse e sim os lançamentos de jogos. Muitos deles não são compatíveis com a versão 7 do sistema, portanto, tem se tornado obsoleto quando se trata de games atuais. Por outro lado, jogos antigos funcionam melhor no 7, já que foram pensados para tal versão.

Continua após a publicidade

Windows 10

Enquanto o Windows 10 pode trazer dor de cabeça em relação a jogos antigos, grandes lançamentos imperam no sistema operacional. Tanto a versão Home quanto a Pro são ótimas para jogos, com total suporte ao DirectX 12, que opera melhor nessa versão do sistema.

O DirectX é uma interface que facilita a comunicação interna entre software e hardware, e, com a versão mais atualizada, os jogos que "rodam" em ambas as versões do SO tem desempenho melhor no Windows 10. Pensando, o Windows 10 é uma das melhores versões para jogos.

Continua após a publicidade

Windows 11

É questão de tempo até que o último lançamento da Microsoft se torne o melhor para jogos, já que todos os softwares e hardware caminham para conexão perfeita com o Windows 11. Além disso, o sistema já oferece novas funções excelentes para jogos, como:

  • Auto-HDR;
  • Aplicativo do Xbox pré-instalado;
  • DirectX 12;
  • Limitação de softwares em segundo plano;
  • Melhor alocação de recursos;
  • Suporte a mais memória RAM.

Desde o lançamento do sistema operacional, a Microsoft trabalha em atualizações para melhorar o desempenho de jogos no sistema, tópico de vários comentários em redes sociais. Muitos usuários reclamaram sobre a performance após a atualização.

Continua após a publicidade

Finalizando, o Windows 10 e o 11 são ótimas opções para jogos, com a tendência da versão atual se tornar a melhor com o tempo.