Propagandas no Windows 10? Aprenda a se livrar delas e ter um sistema mais limpo

Por Sérgio Oliveira

Sabe aquela história de que não existe almoço grátis? Pois bem, se nem um simples prato de comida pode ser grátis, quem dirá um software da magnitude do Windows 10. Embora a Microsoft anuncie o novo sistema operacional como gratuito, a verdade é que ele vem entupido de anúncios pensados para levar os usuários a comprarem os produtos e serviços da empresa.

É bem verdade que vários desses anúncios publicitários são discretos e muitas vezes você sequer percebe que está olhando para um. Em compensação, ainda há uma quantidade considerável de anúncios invasivos que saltam à vista, tomando qualquer um de assalto e comprometendo a experiência geral de uso - algo ainda mais frustrante para aqueles que desembolsaram uma nota para adquirir uma licença do Windows 10.

O que pouca gente sabe é que é possível acabar com todo esse inconveniente ajustando opções que ficam um tanto quanto escondidas nas configurações do Windows 10. Portanto, se você não aguenta mais as propagandas do sistema lhe abordando durante a utilização no dia-a-dia, chegou a hora de dar um "basta".

Anúncios na tela de bloqueio

Desde fevereiro a Microsoft deu início a sua política de exibição de anúncios na tela de bloqueio do Windows 10. A coisa toda é bem discreta e passa quase despercebida aos olhos menos atentos. O que acontece é o seguinte: ao invés de exibir a tela de autenticação do sistema, agora o Windows 10 mostra uma camada com propaganda.

A exibição de anúncios na tela de bloqueio do Windows 10 teve início em fevereiro, mas é possível desativá-la a partir das configurações do sistema

A exibição de anúncios na tela de bloqueio do Windows 10 teve início em fevereiro, mas é possível desativá-la a partir das configurações do sistema (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Para desabilitá-la, basta seguir até Configuração > Personalização > Tela de bloqueio no Windows 10. Procure pela opção "Receba fatos divertidos, dicas, truques e muito mais na tela de bloqueio" e desative a chave caso ela esteja ativada. Pode ser que a opção não apareça para você - nesse caso, isso ocorre porque a opção "Tela de fundo" está com a opção "Destaque do Windows" selecionada.

Anúncios no Menu Iniciar

Pode soar estranho, mas até o Menu Iniciar está infestado por anúncios. Aqui, essas propagandas aparecem ocasionalmente como "sugestões" na pastilha da Windows Store, o que não deixa de ser inconveniente. Se você se sente incomodado com isso, saiba que é fácil desativá-lo.

As pastilhas dos apps no Menu Iniciar também se tornaram lugar para exibição de anúncios. Por sorte, tais

As pastilhas dos apps no Menu Iniciar também se tornaram lugar para exibição de anúncios. Por sorte, tais "sugestões" também podem ser desativadas nas configurações do Windows 10 (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Siga até Configurações > Personalização > Iniciar. Lá, procure pela opção "Ocasionalmente mostrar sugestões em Iniciar" e desative sua chave. Pronto, depois disso você pode ficar sossegado que as tais sugestões não irão mais aparecer.

Compre o Office e baixe o Skype

A nova central de ações do Windows 10 aproximou o sistema dos dispositivos móveis e criou um lugar comum para organizar os alertas disparados pelos vários softwares instalados no computador. O problema é que ela também é usada pela Microsoft para tentar convencer o usuário a comprar o Office e baixar o Skype mesmo que ele já os tenha instalado no PC.

Alertas pedindo para adquirir o Office ou baixar o Skype podem ser desativados nesta seção das configurações do Windows 10

Alertas pedindo para adquirir o Office ou baixar o Skype podem ser desativados nesta seção das configurações do Windows 10 (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Há duas formas de eliminar com esse tipo de propaganda no Windows 10. A primeira delas envolve silenciar os alertas indo até Configurações > Sistema > Notificações e ações e desativando a opção de cada app na seção "Mostrar notificações destes aplicativos".

A segunda maneira parte do pressuposto que você nunca vai aceitar as tais ofertas da Microsoft. Dessa forma, faz mais sentido desinstalar os programas que emitem esses alertas do que simplesmente silenciá-los. Para fazer isso, basta acessar o Menu Iniciar, clicar em "Todos os aplicativos" e buscar os apps "Baixe o Skype" e "Compre o Office". Depois, clique com o botão direito sobre cada um deles e finalmente escolha a alternativa "Desinstalar".

Para eliminar de vez os pedidos constantes para comprar e baixar o Office e o Skype, desinstale os programas a partir do Menu Iniciar

Para eliminar de vez os pedidos constantes para comprar e baixar o Office e o Skype, desinstale os programas a partir do Menu Iniciar (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Anúncios direcionados

Não é só o Google que mantém registros do que você anda fazendo na internet. A Microsoft não só faz o mesmo como também atribui um identificador único a cada usuário do Windows 10. Dessa forma, a empresa consegue ficar de olho em tudo o que você sobretudo na Windows Store e dentro dos apps do sistema, de maneira a aprender sobre seus hábitos e oferecer publicidade direcionada com base nisso. Apesar de vir ativado por padrão no sistema, esse recurso pode ser desativado facilmente.

Com a ID de anúncio, a MS consegue manter registros de todos os seus passos dentro da Windows Store e enquanto você navega na internet

Com a ID de anúncio, a MS consegue manter registros de todos os seus passos dentro da Windows Store e enquanto você navega na internet (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Siga até Configurações > Privacidade > Geral e desabilite a chave da opção "Permitir que os aplicativos usem minha ID de anúncio para experiência entre aplicativos". Para impedir que a Microsoft fique de olho no que você faz na web a partir do navegador, basta acessar a página de anúncios personalizados da empresa no seu navegador padrão e desativar a opção "Anúncios personalizados neste navegador".

Para desabilitar o rastreamento online por completo, é preciso ir até à página de anúncios personalizados da empresa

Para desabilitar o rastreamento online por completo, é preciso ir até à página de anúncios personalizados da empresa (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Pronto, após todas essas configurações você terá um Windows 10 muito mais limpo e longe de propagandas invasivas. Afinal de contas, ninguém pediu por um sistema infestado de anúncios, sobretudo depois de pagar uma quantia considerável pela licença dele.

Aprenda mais sobre o Windows 10 nos links abaixo:

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.